Imagem de cunho histórico disponibilizada pela Ascom do HGPV
A Unidade de Alta Complexidade Oncológica – Unacon/Jequié – realizou a sua primeira sessão de quimioterapia nesta quinta-feira (19out23. A assistida foi Maria do Carmo Ribeiro Nascimento (63 anos), moradora nesta cidade.
A Unacon, instalada nas dependências do Hospital Geral Prado Valadares dispõe de doze poltronas para quimioterapia e mais dois leitos de estabilização, além de seis de internamento para oncologia clínica e seis leitos para oncologia cirúrgica, voltados para o atendimento de Jequié e outros 25 municípios da região.
A unidade segue no aguardo da chegada de outros pacientes, visto que a marcação para atendimento é realizada via Lista Única. Esclarece que o paciente deve procurar a Secretaria de Saúde de seu município com a requisição do médico, com documentação de encaminhamento para os serviços de oncologia.
Garantir medicina de alta complexidade perto de casa é um sonho que se realiza em Jequié que ao longo do tempo pleiteava a implantação de uma unidade na cidade. Até então, as pessoas precisavam se deslocar para cidades distantes como Salvador e Itabuna, o que aumenta, consideravelmente, os sofrimentos em especial dos mais idosos e fragilizados.
A unidade foi inaugurada em 6out23, com a proposta de disponibilizar acesso às especialidades de mastologia, urologia, ginecologia, cirurgia geral, oncologia clínica, coloproctologia, cuidados paliativos, médico da dor e exames de biópsias, USG, Tomografia, Ressonância magnética, Exames laboratoriais, CPRE, Colonoscopia, Endoscopia e Broncoscopia.
Os pacientes também poderão realizar cirurgias oncológicas de Mastologia, Urologia, Aparelho Digestivo e Ginecologia. É uma unidade conta também com atendimento de urgência e emergência oncológica com coloproctologista, urologista, ginecologista, mastologista, oncologista clínica e cirurgião oncológico. (Souza Andrade)
Nenhum comentário:
Postar um comentário