quarta-feira, 25 de outubro de 2023

CONCESSÃO DA BAMIN NÃO CONTEMPLA CONSTRUÇÃO DE PORTO SECO, CONFIRMA GERENTE DA EMPRESA

Profissionais de imprensa no escritório da Bamin em Jequié

A concessão da Bamin não contempla a construção de um Porto Seco, um Terminal ou qualquer empreendimento dessa natureza. Foi o que disse o gerente geral de Implementação de Ferrovia da Bamin, Marcelo Augusto. A declaração foi dada durante reunião com profissionais de imprensa de Jequié, nesta sexta-feira (24out23), ao responder questionamentos sobre essa possibilidade aventada na cidade ao longo dos últimos anos.

Ele explicou que um ponto de apoio logístico depende do somatório das ações dos setores público e privado, devendo ser objeto de estudos quanto a sua viabilidade. Foi colocado que, para justificar investimentos em torno da implantação de um Terminal de Logística de Carga é preciso ter demandas para cargas e descargas de produtos.

Deixou claro, no entanto, que pela sua excelente localização geográfica, Jequié tem grande potencial para receber produtos do Porto de Ilhéus e distribuir para outras partes do Brasil.  

No decorrer da reunião, Marcelo Augusto fez uma ampla abordagem sobre o processo de concessão, execução das obras e sobre os desafios da empresa para entregar a estrada de ferro pronta em 2027, quando deverá iniciar sua operação para o transporte de minério oriundo do município de Caetité.

Coube ao gerente geral de Meio Ambiente e Relacionamento com Comunidades, Marcelo Dutra, esclarecer sobre o compromisso da Bamin com relação a sustentabilidade. Apresentou resultados dos projetos e programas socioambientais já desenvolvidos e falou do que ainda será feito ao longo do tempo.

Mereceu destaque o Relatório apontando que a empresa fechou o ano passado com 6.702.319,1 horas trabalhadas sem nenhum acidente com afastamento. O Projeto Integrado Pedra de Ferro, composto pela Mina Pedra de Ferro, FIOL 1 e Porto Sul não registra acidentes com afastamento desde outubro de 2019.

Sabedores, desde o início, que a concessão da Bamin não contempla a construção de uma plataforma em Jequié, políticos e dirigentes de movimentos organizados da sociedade permanecem mobilizados em busca da viabilização de uma estrutura capaz de transformar o município em um dos mais importantes vetores de novos negócios e geração de oportunidades de trabalho. (Souza Andrade)

Nenhum comentário:

Postar um comentário