terça-feira, 5 de setembro de 2023

Prefeitura de Jequié e Comissão Organizadora promovem 7ª edição da Felisquié, atraindo grande público em três dias de programação ·

Com três dias de uma intensa programação, o maior festival literário do sudeste da Bahia, a Feira Literária Internacional do Sertão de Jequié (Felisquié) celebrou os 80 anos do escritor, compositor e poeta jequiense Waly Salomão e mobilizou centenas de pessoas, em diversos espaços públicos do município, sendo considerada um grande sucesso! Promovida pela Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Cultura e Turismo, e Comissão Organizadora, em parceria com a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), Serviço Social do Comércio (SESC) e patrocínio do Governo Federal. Estiveram presentes, o prefeito de Jequié, Zé Cocá; o deputado estadual, Hassan Iossef; o secretário de Cultura e Turismo, Domingos Ailton; demais secretários municipais; o vereador Daubti Rocha, o Colorido, líder do governo na Câmara; artistas, estudantes, professores, músicos, trabalhadores da Cultura, alunos das escolas municipais, entre outros.


Entre os dias 1 a 3 de setembro, de sexta a domingo, centenas de pessoas tiveram acesso a grandes autores, importantes compositores, nomes consagrados na arte e na literatura, que participaram de palestras, rodas de conversa, lançamentos de livro e diversas atividades artísticas, realizadas no Centro de Cultura Antônio Carlos Magalhães, no Museu Histórico João Carlos Borges, na Praça da Bandeira, no Alto da Prefeitura e na Casa da Cultura Pacífico Ribeiro. Entre os participantes, Fernando de Oliveira, Ivanildes Moura, Monic Barreto, Aline Ferreira, Roberto Martins, Cláudia Salomão, Luciara Furtuozo , Raiana Soares, Fabiana Moura, Maribel Barreto, Manoela Sawitzki, Anísio Assis Filho, Solange Silva e Michelle Freitas, Mileide Machado, Pollyana Lima, Elane Nardotto, Bira Lima, Manoel Ribeiro, Ailana Freitas, Adriana Abreu, Sérgio Guerra Filho, Ester Figueiredo, o poeta Omar Salomão, filho do multiartista Waly Salomão, homenageado desta edição da Felisquié, entre muitos outros que compuseram a programação, que foi gratuita.

O festival literário contou, ainda, com a mostra de produção literária infantil, denominada de Felisquiezinha, com oficinas artísticas e participação do jovem escritor, Yalle Tárique; os atores Jomir Gomes, Yan Quadros e Mateus Xavier; o músico Júnior Bléa e o percussionista e baterista, Bené Sena; as cantoras Jasmin Alves e Suely Morbeck; os cantores Enzo Valentina e Marcos Belchote; o grupo musical Novíssimos Baianos; Grupo Rapa-Tacho; e o Núcleo Cidade Sol da Neojiba.

Como parte da programação, foi realizado o cortejo literário, comandando pela cantora Sylvia Patrícia, que animou centenas de pessoas acompanhada pela estrutura do minitrio Tuk Tuk Sonoro, com um repertório de canções de Waly Salomão e outras que remetiam à poesia do artista jequieense, percorrendo as ruas por onde ele viveu. Após três dias de mobilizações, o evento foi encerrado na noite deste domingo, com o bate papo musical, que levou ao palco do Centro de Cultura Antônio Carlos Magalhães, a cantora Adriana Calcanhotto, acompanhada pelo músico Pedro Sá, e pelo poeta Omar Salomão, filho homenageado desta edição da Felisquié. O trio se revezou entre leitura de poemas, interpretação musical de textos, além de muitas histórias da relação entre Waly, Adriana e o fluxo de criação do poeta.

“Foi uma Felisquié marcada pela animação, alegria, encontros especiais e uma experiência exitosa. Reunimos um grande público em torno da Cultura, com diversas atividades alusivas às artes, música, literatura, teatro, com destaque para a participação das cantoras Sylvia Patrícia e Adriana Calcinhotto. Com fé em Deus, ano que vem, tem mais!”, comemorou o secretário de Cultura e Turismo, Domingos Ailton.

“Seguimos investindo na Cultura, como em todas as demais áreas do nosso município e avaliamos de forma muito positiva a realização da Felisquié, não apenas do ponto de vista cultural, por promover esse encontro entre os leitores, os autores, artistas, que ajuda na formação de novos leitores, mas também pela democratização da Cultura. Investimos em um evento gratuito e aberto ao público, para que todos possam acessar! E ainda tem o enorme potencial de movimentar a economia local e divulgar o nome de nossa cidade.”, disse o prefeito de Jequié, Zé Cocá.(PMJequié)

Nenhum comentário:

Postar um comentário