segunda-feira, 31 de julho de 2023

Semana da Saúde e Dia do Aleitamento Materno tem destaques especiais na Santa Casa de Jequié

Santa Casa de Jequié

 

Na terça-feira (1º) é celebrado o Dia Mundial do Aleitamento Materno. A amamentação é prática recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e, de acordo com especialistas, muitas doenças crônicas, alergias ou alterações orgânicas podem ser evitadas ou terem os riscos reduzidos graças ao ato de amamentar. Mas a amamentação nem sempre é fácil, principalmente no início. Vale lembrar que diversos bebês dependem de doações de leite humano para se alimentarem e que apoiar campanhas nesse sentido pode salvar vidas.

O Dia Nacional da Saúde, celebrado em 5 de agosto é o destaque dessa semana que vai de 30 de julho a 5 de agosto. Este ano o tema ganhou repercussão nacional, com a cientista e pesquisadora Nísia Trindade à frente do Ministério da Saúde, que em entrevista na abertura da celebração afirmou que a gestão da saúde será pautada pela ciência. Com isso, diversas políticas públicas para o setor foram retomadas, como o plano de valorização das trabalhadoras do SUS – Sistema Único de Saúde, além dos investimentos no setor.

A Santa Casa de Jequié, entidade filantrópica, que segue diretriz da mantenedora  Fundação José Silveira, através do Programa Saúde e Cidadania (PSC tem voltado a sua atenção para as ações de prevenção à saúde, com foco especial no segmento de aleitamento materno, direcionando treinamento permanente de agentes voltados para o acompanhamento permanente em seus domicílios, de mulheres que dão a luz na maternidade da instituição, com orientações sobre a importância do leite materno, que tem tudo de que o bebê precisa até o sexto mês de vida. Quando recebe só leite materno, não precisa consumir chá, sucos ou água. O leite materno já contém a água de que o bebê necessita, mesmo em locais muito quentes.(Jequié Repórter)

Nenhum comentário:

Postar um comentário