quinta-feira, 27 de julho de 2023

Euclides Fernandes diz que foi “impedido” por ACM de eleger-se deputado em 1982

Foto: Fernanda Vilas/Metropress

 

O deputado estadual Euclides Fernandes (PT) contou, em entrevista ao jornalista Mário Kértezs, na Rádio Metrópole, em Salvador,  nesta quinta-feira (27), sobre quando foi impedido de ser candidato ao Legislativo pelo ex-senador Antonio Carlos Magalhães.

“Tive uma excelente votação, mas houve uma ‘vigilância’ do saudoso Antonio Carlos no sentido de não me dar a eleição. Aí ele pegou prefeitos que estavam próximos a mim, chamou a Salvador e pressionou para que não votassem comigo, e votassem no candidato dele. Não consegui me eleger”, relembrou.

O caso aconteceu em 1982, nos últimos anos de ditadura militar, quando Euclides Fernandes tentava a eleição pelo partido Arena, mesma sigla de ACM. Na época, estava em vigor o “voto vinculado”, em que o eleitor teria que escolher candidatos de um mesmo partido para todos os cargos em disputa, sob pena de anular seu voto.

Euclides só conseguiu ser eleito ao cargo de deputado estadual, que almejava, em 2008. Antes, o hoje petista era vereador pela cidade de Jequié, na Bahia. “Eu já tinha desistido desse avanço [de ser deputado estadual], e assumi quando o governador Jaques Wagner foi eleito. Consegui 29 mil votos na primeira eleição, e 109 mil para a minha reeleição”, ressaltou. (Jequié Repórter)

Nenhum comentário:

Postar um comentário