terça-feira, 13 de junho de 2023

Euclides Fernandes luta por melhores condições de vida para as pessoas idosas.

 



Em indicação protocolada na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), o deputado Euclides Fernandes (PT) solicitou ao governador Jerônimo Rodrigues e ao secretário estadual de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, Felipe Freitas, que adotem as medidas cabíveis a fim de viabilizar melhores condições de vida para as pessoas idosas.

No texto, o parlamentar explica que os idosos representam uma parte significativa da sociedade e devem ser reconhecidos e valorizados pela contribuição de todos eles ao longo dos anos. “Muitas vezes, são vítimas de negligência, violência e exclusão social. É fundamental entender que os idosos não podem ser esquecidos. Eles merecem nosso respeito, cuidado e apoio, garantindo que tenham acesso a condições de vida dignas, cuidados de saúde adequados, oportunidades de participação social e proteção contra qualquer forma de violência ou abuso”, argumentou.

Euclides Fernandes relatou que o crescente índice de violência contra os idosos é motivo de preocupação e requer uma ação governamental para contornar tal cenário. Em sua indicação, o legislador apontou que o número de denúncias recebidas pelo Disque 100 nos primeiros cinco meses de 2023 teve um aumento de 87% em relação ao mesmo período do ano passado. “Essa é uma constatação que demanda uma resposta imediata e efetiva por parte do poder público”, enfatizou.

Ao pedir a implementação de políticas públicas que possam garantir melhores condições de vida para os idosos, Euclides Fernandes sugeriu ações como: promoção de campanhas de mídia abrangentes com foco na conscientização da população sobre os direitos e dignidade dos idosos; realização de programas de capacitação para profissionais que trabalham diretamente com idosos; parcerias estratégicas com organizações da sociedade civil, entidades de defesa dos direitos dos idosos, instituições de saúde, educação e segurança, a fim de criar uma rede de proteção e apoio aos idosos em situação de vulnerabilidade; e criação de sistema para monitoramento e avaliação da violência contra os idosos. (Jequié News)

Nenhum comentário:

Postar um comentário