quarta-feira, 26 de abril de 2023

ANHEM - TOTÓ

                                                        Carlos Eden Meira

ANATÓLIO HENRIQUE MEIRA MAGALHÃES, para quem não sabe, foi um pioneiro da caricatura em Jequié. Funcionário durante anos do Banco do Brasil, Anatólio captava em esboços, os rostos de funcionários colegas, ou clientes do banco, o que resultava em engraçadíssimas caricaturas. Fez uma inesquecível exposição desses trabalhos em 1964 numa barraca da festa de Santo Antônio, fantasiado de árabe adotando o pseudônimo "ANHEM O CARICATO". "Anhem" era a forma com a qual Anatólio assinava seus desenhos. Nessa encenação era auxiliado pelo irmão RAYMUNDO ERNESTO MEIRA MAGALHÃES, também vestido de árabe, que ficava no balcão da barraca atendendo às pessoas que queriam ser caricaturadas. Raymundo na sua impagável interpretação sendo "árabe", só sabia falar em Português, as palavras: Santo Antônio, ao se dirigir ao público. Os amigos que sabiam da brincadeira, davam risadas, e estimulavam as pessoas a comparecer à barraca do caricaturista, também conhecido pelos colegas do banco como "Totó". Sendo seu irmão nove anos mais jovem observava em casa Anatólio desenhando, o que resultou no meu interesse pelas artes plásticas, principalmente pelas caricaturas, charges e cartuns.

Eu fui, dessa forma, bastante influenciado por meu irmão Anatólio que era também chargista e pintor. Fez retratos em óleo sobre tela de diversas pessoas, parentes, amigos e figuras famosas. Sua melhor obra como pintor é sem dúvida o retrato de Albert Einstein, no qual levou anos dando retoques minuciosos, resultando num trabalho magnífico, pela perfeição dos detalhes. Comecei também a pintar telas, porém, usando estilos variados, diferentes dos dele. Apaixonado pela linguística, Anatólio falava Inglês fluentemente, tendo também estudado Francês, Espanhol e estava aprendendo Alemão. Não tinha formação acadêmica, tendo concluído o Científico no IERP. Durante um período, ficou a serviço do Sindicato dos Bancários, onde escrevia textos e fazia charges para o tablóide UNIÃO SINDICAL

Do seu casamento com Heliane nasceram Iracema e Pedro Henriques. Iracema herdando do pai o amor pelas artes, tornou-se uma exímia musicista. Violonista, cantora e compositora adotando o nome artístico de Iracema Miller, tendo se apresentado com sucesso, em diversas cidades da Bahia. Anatólio, o nosso querido TOTÓ, nascido a 29 de outubro de 1939, veio a falecer em 12 de abril de 2023, aos oitenta e três anos de idade. Que o Criador dê a ele o merecido descanso eterno.


Nenhum comentário:

Postar um comentário