segunda-feira, 16 de janeiro de 2023

Mundial de Clubes: conheça as equipes que estarão da disputa com o Flamengo

 

Foto: FIFA

 

Mundial de Clubes da FIFA de 2022, uma competição internacional de clubes de futebol com os campeões das seis confederações continentais e os campeões da liga do país anfitrião, marcará a 19ª edição do torneio. Marrocos sediará a competição de 1º a 11 de fevereiro de 2023.

Embora o Mundial geralmente seja realizado em dezembro de cada ano, a competição de 2022 não pôde ocorrer durante esse período devido ao agendamento da Copa do Mundo da FIFA em novembro e dezembro do ano passado. Houve pouca informação pública sobre se o torneio de 2022 aconteceria, devido à Copa do Mundo e também por conta dos planos futuros de expansão da FIFA para o Mundial de Clubes.

No entanto, o orçamento da FIFA para 2023 incluía US$20 milhões para o Mundial de Clubes. O presidente da CONCACAF, Victor Montagliani, deu a entender em dezembro de 2022 que o torneio aconteceria em 2023, mas não seria sediado nos Estados Unidos. A FIFA anunciou em 14 de dezembro que a sede e as datas do torneio seriam confirmadas na reunião do Conselho da FIFA em Doha, Qatar, em 16 de dezembro.

O Conselho da FIFA nomeou Marrocos como sede do torneio e confirmou que seria realizado de 1 a 11 de fevereiro de 2023. O Diario AS também informou que a final da Liga dos Campeões da AFC de 2022, que havia sido adiada para maio de 2023 devido a questões de agendamento, seria adiantada para facilitar o agendamento do Mundial. Entretanto, a AFC confirmou em 23 de dezembro de 2022 que, como a Liga dos Campeões da AFC de 2022 não seria concluída a tempo, o Al-Hilal seria seu representante no Mundial de 2022 como o atual campeão da Liga dos Campeões da AFC de 2021.

O sorteio do torneio será realizado no dia 13 de janeiro, na Academia de Futebol Mohammed VI, em Salé, Marrocos, para decidir os confrontos da segunda fase (entre o vencedor da primeira fase e times da AFC, CAF e CONCACAF), e o adversários dos dois vencedores do segundo turno nas semifinais (contra equipes da CONMEBOL e da UEFA).

Embora o Flamengo tenha um dos melhores elencos da América do Sul e chegue com moral para a disputa do Mundial, sites como a Midnite apontam o Real Madrid, atual campeão da UEFA Champions League, como o grande favorito ao título no Marrocos.

Confira a seguir as equipes, além de Flamengo e Real Madrid, que brigarão pela conquista do Mundial de Clubes no próximo mês.

 

Al-Ahly

Foto: Divulgação

 

O Al-Ahly é um clube egípicio com sede em Cairo. Além de ser uma das equipes com mais participações em Mundiais de Clubes da FIFA, o Al-Ahly é considerado o time com mais conquistas do futebol mundial, levando em conta o número de troféus levantados: são 42 títulos do campeonato nacional, 37 copas nacionais, 12 supercopas e 28 títulos continentais.

A equipe conquistou a vaga no Mundial de Clubes de 2022 por ter sido o finalista da Liga dos Campeões da CAF, tomando a vaga do ganhador do campeonato marroquino, que também foi conquistado pelo Walyd Casablanca, vencedor da Liga dos Campeões da CAF.

 

Al Hilal

Foto: Mohammed Dabbous/Anadolu Agency

 

O Al-Hilal é um clube da Arábia Saudita, sediado na capital do país, Riade. Com 65 conquistas oficiais, o Al-Hilal é considerado o clube mais vitorioso da Ásia, e também detém o recorde de mais conquistas continentais, com 18 títulos de torneios organizados pela AFC.

O clube obteve a vaga no próximo Mundial de Clubes por ter sido o campeão da Liga dos Campeões da AFC de 2021, uma vez que a final da edição de 2022 do torneio será disputada em maio deste ano.

 

Auckland City

Foto: FIFA

 

Mais um entre os clubes com mais participações em Mundiais de Clubes da FIFA, o Auckland City é uma equipe neozelandesa, com sede em Auckland. Apesar de ter sido fundado em 2004, o clube rapidamente se consolidou como uma das principais forças do futebol neozelandês e da Oceania, tendo conquistado 8 campeonatos nacionais e 10 títulos da Liga dos Campeões da OFC.

A equipe é a atual campeã do torneio continental da Oceania, tendo derrotado o Vénus, do Taiti, na final do ano passado, e por isso garantiu uma vaga no Mundial que será disputado no Marrocos.

 

Seattle Sounders

Foto: Seattle Sounders FC

 

O Seattle Sounders é um clube da Major League Soccer, o campeonato de futebol norte-americano, com sede na cidade de Seattle. O clube foi fundado em 2007 como uma franquia de expansão da MLS e adotou o nome e as cores da equipe que competiu na extinta North American Soccer League (NASL) entre 1974 e 1983.

O Seattle Sounders fez história no ano passado ao se tornar a primeira equipe norte-americana a conquistar a Liga dos Campeões da CONCACAF, derrotando o Pumas, do México, na final do torneio e garantindo assim a vaga no Mundial de Clubes.

 

Wydad Casablanca

Foto: Juan Medina/Reuters

 

O Wydad Athletic Club, também conhecido como Wydad Casablanca, é um clube marroquino com sede em Casablanca, maior cidade do Marrocos e centro econômico do país.

Único clube marroquino a participar da próxima edição do Mundial, o Wydad Casablanca é o atual campeão da Liga dos Campeões da CAF, tendo conquistado o torneio sob o comando de Walid Regragui, técnico que posteriormente conduziria a seleção do Marrocos ao quarto lugar na Copa do Mundo FIFA do ano passado. (Jequié Repórter)

Nenhum comentário:

Postar um comentário