sábado, 31 de dezembro de 2022

Ipiaú nas Corridas de São Silvestre

Eritan e Priscilla, Erisvaldo, Ana Carolina e ‘Vasco’ (in memorian)

Não é de agora que alguém de Ipiaú marca presença, na condição de atleta, da tradicional Corrida de São Silvestre, no centro da capital paulista. Nos anos 80, do século passado, Genival Damasceno, o popular “Bogí” fez o percurso em algumas ocasiões. Na década seguinte foi a vez do veterano do veterano Ariston Gomes de Oliveira “Vasco” que a exemplo de Bogí, obteve boas marcas no pelotão intermediário. Muitos outros ipiauienses estiveram participando do pelotão geral da corrida.

Este ano, na 97ª edição da história do evento, o professor Eritan Alves, forrozeiro e corredor de rua, participou pela sétima vez. Ele e a sua esposa, a enfermeira Pricilla Rodrigues, vivenciando a sua segunda participação no circuito de 15 Km, se esforçaram para subir a temida Ladeira da Brigadeiro, cruzar a linha de chegada na Avenida Paulista e em seguida celebrar a chegada de 2023.

Professor Eritan ensina Biologia, no Ciei e no Cetep , e também é musico, poeta, pesquisador e ambientalista. Tem participado de inúmeras outras corridas de rua. Até em Santiago, no Chile, ele mostrou a sua disposição. A 97ª Corrida de São Silvestre reune mais de 32 mil participantes.

Em 2018, registramos a participação do ipiauense Erisvaldo, na famosa corrida. Ele completou o circuito em pouco mais de uma hora e comemorou muito. Em 2019 lá estava a conterrânea Ana Carolina, filha de Octávio Albernaz e Raimunda Matos. A jovem inteirava a sua terceira participação consecutiva na corrida mais famosa do Brasil e da América Latina.

Vencedores 2022

Na edição desse ano Andrew Kwemoi, de Uganda, venceu a prova entre os homens, enquanto Catherine Reline, do Quênia, foi a melhor entre as mulheres. A queniana de 20 anos, que manteve a hegemonia do país na corrida, teve um tempo de 49min43s. As etíopes Yimer Wude e Kabebush Yisma fecharam em segundo e terceiro lugares, respectivamente. ( Giro/José Américo Castro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário