sábado, 24 de dezembro de 2022

CHESF AUMENTA VAZÃO DA BARRAGEM DA PEDRA E RIO DAS CONTAS JÁ REGISTRA CHEIA

Imagem mostra a elevação do nível do Rio das Contas na região de Itajuru, em Jequié

Em razão das fortes chuvas que caem na parte superior da Barragem da Pedra, a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) decidiu alterar a sua programação, aumentando a vazão, de forma gradual, neste sábado (24dez22) para 800m³/s. Inicialmente estava previsto 400 m³/s. A mudança é porque o reservatório registrou, no dia anterior, uma afluência da ordem de 913 m3/s e alcançou às 6h deste sábado a cota 224,36m.

Nesse momento, o armazenamento corresponde a 72,74% do volume útil, sendo a curva de volume de espera estabelecida para o período 66,7%.

De acordo com Carta Circular, considerando a previsão de chuvas na bacia para os próximos dias, e visando a manutenção de volume vazio para controle de cheia, as defluências do Reservatório da Pedra serão elevadas, gradualmente para 800 m³/s, devendo permanecer neste valor até nova avaliação.

A Chesf alerta a importância e necessidade de que seja fortemente evitada a ocupação de áreas situadas nas planícies de inundação. “Destacamos que a situação hidrológica está sendo permanentemente avaliada, podendo haver alterações nos valores ora praticados em função da evolução das chuvas e vazões na Bacia do Rio de Contas”, destaca a Chesf. (Souza Andrade)

Nenhum comentário:

Postar um comentário