quarta-feira, 26 de outubro de 2022

Museu de Jequié ganha réplica em homenagem ao carreiro e o carro de bois

 

 

A réplica de um carreiro conduzindo um carro de bois, está sendo preparada no jardim do Museu Histórico João Carlos Borges, em Jequié, que deverá ser oficialmente reaberto na próxima semana. A princípio a solenidade de reabertura aconteceria na segunda-feira (24) dentro da programação do Aniversário do Município mas, a não conclusão do monumento e a orientação do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), de um possível temporal foi justificativa para prefeitura suspender o evento.

De acordo com o secretário Domingos Ailton, de Cultura e Turismo, o monumento será em homenagem ao carreiro Carlos Cândido Lima, que atuou por muitos anos fazendo o transporte de mercadorias, inclusive tendo trabalhado para o italiano Vicente Grillo, benemérito de Jequié, tendo sido esse carreiro responsável pelo transporte do material de construção da obra de edificação do prédio onde funciona atualmente o museu.

O carro de bois e do carreiro, foi construído à base de cascas retiradas de jaqueiras, pelo escultor Pedro Ferreira, de Jequié, enquanto que a réplica de dois animais com fibra de vidro foi fabricada pela empresa Boi de Fibra, na cidade de Vitória da Conquista.

O carro de boi, ou carro de bois, é um dos mais primitivos e simples meios de transporte, ainda em uso nos meios rurais, utilizado, para o transporte de cargas (produtos agrícolas) e pessoas. (Jequié Repórter)

Nenhum comentário:

Postar um comentário