domingo, 31 de julho de 2022

O MAIOR DOS FESTIVAIS DA MPB EM IPIAÚ

  -José Américo Castro-

Pode ser uma imagem de 10 pessoas e pessoas em pé

Coube a João Araújo, importante agitador cultural,a realização de grandiosos eventos em Ipiaú e região. Antes de idealizar o badalado Show de Calouros implantar um serviço de alto falante, João foi cantor de conjuntos musicais a exemplo do Apolo IX e do Joedson, dentre outros, e promoveu os inesquecíveis festivais de musica popular brasileira.

O primeiro deles aconteceu no Cine Teatro Éden, em 1969, tendo como vencedor o cantor e compositor Jota Pinto, da cidade de Ubatã.

No ano de 1973, em parceria com o Grupo A 4, da juventude católica, João Araújo promoveu o FEMPI (Festival Estudantil da Musica Popular de Ipiaú) cuja primeira edição aconteceu no ano de 1973, em uma noite de muita neblina, no Estádio Pedro Caetano.

Quem viu jamais esqueceu. Músicos de toda a Bahia e até de outros estados participaram do Iº FEMPI. No corpo de jurados estavam pessoas de alto gabarito: o genial cantador Elomar Figueira Mello(de Vitoria da Conquista), atriz Nilda Spencer, o jornalista Jairo Simões, o diretor da Rádio Sociedade da Bahia, Claudio Tavares, e outras celebridades convidadas pelo prefeito[ Hildebrando Nunes Rezende.

O palco foi armado próximo ao alambrado do Estádio. A arquibancada estava totalmente lotada pelo publico. Aplausos, vaias, todos os ingredientes de um grande festival. Antes da apresentação das musicas foi encenada por um grupo de Salvador, dirigido pelo ipiaúense Oto Américo da Luz Muniz, uma peça teatral.

Dentre outros cantores e compositores de Ipiaú classificados para a finalíssima do festival estavam Nerowait (Jossan, filho de Joanito Rocha Sales) que apresentou a surrealista “Chiclete Preto/Sapato de Hortelã”; Tonhe do Tempêro e Caxinguelê com a musica “Clarisse Abre a Porta”; Otaciano Molina e Sikilingue trazendo a melodiosa “João Pescador”; Nelson Cabelo , Vania Fagundes, Pedro Nolácio, Rai Cantor, Ana Maria, eu(José Américo) e outros amigos e parceiros musicais.

Nossa turma classificou três musicas(Chico Saudade, Sou Baiano e Apelo) entre as 10 finalistas.

Obtivemos a terceira, quinta e sexta colocação. Em segundo lugar ficou a turma do município Castro Alves com uma musica cantada por Mauricio Galvão.

A primeira colocação coube ao cantor e compositor Artiludo, da cidade de Jequié, com a música “Futuroscopia”, acompanhada pelo Conjunto Extra Som.

NA FOTO- A turma que defendeu a musica “Chico Saudade”(letra de José Américo/melodia Pedro Nolácio): Ana Maria e Zé Américo(agachados à esquerda); Ana e Vania Fagundes, Nelson e Rai Cantor(fazendo Backing Vocal); Pedro Nolácio entre as crianças Edla Ventura e Augusto Menezes(ao centro).

Ao fundo o pessoal do Extra Son: Goleiro-contrabaixista e Beto Lino-cantor. Outras edições do FEMPI aconteceram no Ginásio de Esportes Cleriston Andrade, mas nenhuma tão concorrida e glamorosa como aquela da noite neblinada de 1973.

Nenhum comentário:

Postar um comentário