segunda-feira, 4 de julho de 2022

Chinezinho, o Meia Esquerda Bom de Bola do Jequié em 1970.

                                           Charles Meira

Chinezinho - Campeão Baiano pelo 
Fluminense de Feira em 1963.

Através do amigo Dr. Dilermando, tive notícias de Chinezinho, jogador que atuou com ele no time do Jequié em 1970, e que recentemente o atendeu no seu consultório em Feira de Santana – BA. Relatou que seu companheiro necessitou fazer um Cateterismo e estava muito alegre, um novo homem, pois a Intervenção Cirúrgica foi um sucesso. Dilermando passou o numero do celular dele e no mesmo dia liguei e conversei demoradamente com Chinezinho. Confirmou que estava feliz e bem de saúde, graças a Deus e a seu amigo Dilermando. Mostrou-se bastante humorado, cordial, atencioso e sem questionar aceitou fazer uma entrevista para esta matéria.

                      Foto atual de Chinezinho e Dilermando.

João Vieira Dantas, mais conhecido como Chinezinho, pois quando nasceu seu pai achou seus olhos pequenos, parecidos com os dos Chineses. Seu irmão mais velho ouviu e também começou a chamá-lo de Chinêz. Inicialmente o menino não gostava e ficava furioso, mas com o tempo acabou aceitando aquele apelido. Filho de Manoel Vieira Dantas e Isaura Vieira Dantas. Nasceu em 24/04/ 1941 na cidade se Feira de Santana – BA. É casado, tem sete filhos e doze netos.

Chinezinho passou toda a sua infância em Feira de Santana, onde também estudou até o segundo grau. A seguir passamos a falar do período da sua vida jogando futebol, momento que predominou na sua história. Chinezinho começou a jogar bola de meia aos 10 anos de idade com os amigos, vizinhos do local onde morava. Depois com 13 anos de idade jogou bola no Colégio Agrícola em Santo Amaro da Purificação – BA, onde estudou, porém não terminou o curso. Aos 15 anos de idade foi jogar em Feira de Santana no Juvenil do time chamado Mecânico, equipe do Mecânico Cuíca, treinada por Colbert Martins, que mais tarde foi prefeito da cidade, onde atuou durante um ano e posteriormente com 16 anos de idade, ainda juvenil jogou na Seleção de Feira de Santana. Devido ao seu excelente futebol, Chinezinho aos 17 anos de idade foi levado  para jogar na Seleção de Feira em junho de 1958, time que atuou de Médio Volante, mas jogava sempre atacando e foi tri campeão do Juvenil em 58, 59 e 60. 

Fluminense de Feira -  Campeão Baiano em 1963. 
Mundinho, Val, Minoso e Carlinhos; Chinezinho, Ari e Renato; 
Dagoberto, Almeida e Iroldo.

Time formado por: Mundinho, Misael, Val, Minoso, Carlinhos; Chinezinho, Vavá e Renato; Targino, Almeida e Fabio. No ano de 1961 profissionalizou-se como jogador do Fluminense de Feira e no ano de 1963 foi Campeão Baiano, empatando de 1 X 1 e ganhando 2 X 1 na Fonte Nova do Bahia. Time formado por: Mundinho, Val, Minoso e Carlinhos; Chinezinho, Ari e Renato; Dagoberto, Almeida e Iroldo.

Além do Fluminense de Feira, Chinezinho também jogou em 1969 no Leônico pelo Campeonato Baiano. Em 1970, o comerciante e diretor do Jequié Maneca Sampaio foi em Feira busca-lo para jogar o Campeonato Baiano no time da Associação Desportiva Jequié, onde atuou de Meia esquerda avançado no time formado por; Zé Augusto, Edmilson, Carlinhos, Tufu, Maica e Esquerdinha; Flori, Dilermando, Tanajura, Chinezinho e Marcos. 

Associação Desportiva Jequié  em 1970.
Zé Augusto, Edmilson, Carlinhos, Tufu, Maica e Esquerdinha; Flori, Dilermando, Tanajura, Chinezinho, Marcos e Foca. 

Na matéria “Jequié. A Ilusão de um título”, escrita por Joílson Farias que fala assim da importância de Chinezinho para o time do Jequié: “Vamos voltar ao começo de tudo. Clube novo, gente nova trabalhando, novos jogadores. Exceção de Chinezinho. Destacava de todos os demais, por ser um jogador experiente, conhecedor das manhas do futebol. Chinezinho era tão necessário ao time como o professor numa classe. Digo por quê: a seleção de Jequié que venceu o intermunicipal foi à base do time que entrou no campeonato baiano. Os jogadores entendiam futebol da maneira mais infantil, aquela que a gente corre o campo inteiro e pula mais alto quando faz o gol.

No campeonato era preciso saber várias outras coisas que pular simplesmente por um gol, era preciso saber conversar o juiz, jogar a bola para bem longe na hora certa, correr em certos setores sem atrapalhar os demais, enfim era preciso ter estrutura. Fora do campo (depois de muita discussão com o Fluminense) conseguiram um bom orientador – Geraldo Pereira. Dentro de campo um nome só: Chinezinho. Ele (até hoje) fazia de tudo: catimbava, orientava, reclamava com todos, se dirigia ao juiz, fazia tudo”.

“Jequié. A Ilusão de um Título”, matéria 
escrita por Joílson Farias.

No ano de 1972, retornou ao Fluminense de Feira para disputar o Campeonato Baiano, competição que no jogo contra o Itabuna foi atingido com uma pegada desleal do Lateral Esquerdo Paulo e teve que ser substituído. Depois de fazer exames e os médicos constatarem rompimento dos ligamentos do joelho esquerdo, Chinezinho teve que abandonar o futebol.

No mesmo ano, Chinezinho deu início a sua carreira como técnico de futebol na Seleção de Ipiaú, convidado por Jaime Cobrinha (Contabilista e diretor de esportes), onde sagrou-se Campeão do Intermunicipal com o time formado por: Nena, Natan, Humberto Cabeleira, Pedrito e João Neto; Bidinho, Bueirinho e Piu; Valdir, Jorge Campos e Gino. 

Seleção de Ipiaú - Bi campeã do Campeonato 
Intermunicipal  em 1973.

Em 1973, foi Bi Campeão do Intermunicipal na mesma seleção, que teve poucas mudanças, uma das que lembra foi a entrada do Lateral Esquerdo Xavier. Ainda em 1973, Maneca Mesquita foi busca-lo para treinar o Jequié, quando o time estava em formação. Na ocasião, foi treinador no jogo amistoso que Mané Garrincha jogou em Jequié no estádio Waldomiro Borges e na oportunidade o Jequié jogou com: Jairo, Nilson, Edmilson, Mauro, Maíca e Valtinho. Garrincha, Paiva, Clovis, Adenilton e Paim. 

Associação Desportiva Jequié em 1973.
Jairo, Nilson, Edmilson, Mauro, Maíca e Valtinho. Garrincha, Paiva, Clovis, Adenilton e Paim. 

Dirigiu o time no jogo amistoso Jequié 1 X 1 Flamengo em 1974, gols de Vadinho (Jequié) e Geraldo (Flamengo). E também treinou a equipe no jogo amistoso realizado em Ipiaú e o resultado foi Jequié 2 a 0. Novamente Jaime Cobrinha foi busca-lo, agora em Jequié e foi liberado por Maneca Mesquita para treinar a Seleção de Ipiaú, onde o salário era melhor. Na época, a seleção classificou-se em terceiro lugar no Campeonato Intermunicipal de 1974. Chinezinho ainda comandou no mesmo ano a Seleção de Feira de Santana nas finais e venceu este campeonato. Em seguida foi treinador das seguintes seleções: 1975 - Seleção de Coração de Maria, 1976 - Seleção de Serrinha, 1977 - Seleção de Ubatã, 1978 - Seleção de Ibirataia, 1979 - Seleção de Ipiaú, 1980 – Seleção de Amélia Rodrigues, 1981 - Seleção de Birimbau e 1982 - Seleção de Coração de Maria. Em 1989, Chinezinho inaugurou em Coração de Maria a “Escolinha do Chinês” com garotos de 8 a 15 anos de idade. Esta escolinha participou do Mundialito em Feira de Santana e de vários torneios na região.

Atualmente Chinezinho está aposentado e morando em Coração de Maria - BA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário