terça-feira, 28 de junho de 2022

Maternidade da Santa Casa de Jequié promove treinamento de equipe assistencial para estímulo ao aleitamento materno exclusivo

Treinamento para estímulo ao aleitamento materno exclusivo realizado na Santa Casa de Jequié

 

A equipe assistencial da Santa Casa de Jequié, complexo de saúde da Fundação José Silveira que é referência em gestação de alto risco, participa neste mês de junho o curso “Treinamento Prático de Manejo da Lactação”, ministrado pela Dra. Dolores Fernandez, médica pediatra e vice-presidente do Conselho da Fundação, e por Marizete Argolo, enfermeira especialista em amamentação. A formação integra uma rotina de aprendizado e aperfeiçoamento contínuo, com foco na garantia da qualidade do atendimento e na experiência do paciente.

De acordo com a Dra. Dolores, o objetivo do treinamento é aumentar os índices de aleitamento materno exclusivo. “Este treinamento capacita os profissionais do hospital a orientar as melhores práticas para que as mães amamentem os seus filhos exclusivamente com o leite materno até os 6 meses e, depois, de forma complementada, com outros alimentos saudáveis, como frutas, verduras, carnes e peixes” esclarece a médica. O índice atual de aleitamento materno exclusivo na Santa Casa de Jequié é de 80%, superior à meta de 70% da Organização Mundial de Saúde (OMS) para 2030 e bastante acima da taxa de 62,4% registrada no Brasil, quando se trata de amamentação na primeira hora de vida, segundo o Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (ENANI-2019).

Primeira maternidade 100% SUS acreditada pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), com o selo de Acreditado Pleno – Nível 2, a unidade da Fundação José Silveira em Jequié conta com padrão de assistência similar ao dos grandes hospitais da capital baiana e de outros estados brasileiros. O foco agora é a conquista de uma nova certificação, o selo “Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC)”, uma vez que 40 profissionais foram aprovados no Treinamento Prático de Manejo da Lactação e as atividades prosseguem, com uma nova equipe a ser qualificada.

“Quando mais de 80% dos profissionais estiverem treinados, o hospital será avaliado pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria de Saúde do Estado, para verificar se foram cumpridos os “10 Passos de Sucesso da Amamentação” e, assim, receber o selo de qualidade”, explica a Dra. Dolores Fernandez. Como destaca a médica, o hospital possui “um time de profissionais muito engajados nesse propósito, desde a mais alta direção até os profissionais da atenção direta à paciente, uma equipe participativa e interessada no objetivo de tornar a Santa Casa de Jequié um Hospital Amigo da Criança”. (Jequié Repórter)

Nenhum comentário:

Postar um comentário