quarta-feira, 15 de junho de 2022

Estudante da Uesb em Jequié é convocada para treinar na seleção brasileira de goalball

Hoseane Costa (Foto: Acervo da APIB)

 

Hoseane Costa, estudante do sexto semestre de Pedagogia, campus de Jequié, foi convocada para mais uma fase de treinamento em São Paulo, na seleção brasileira de goalball. A discente participa da Associação Paradesportiva do Interior da Bahia (Apib), uma associação civil sem fins lucrativos, com colaboração da Uesb. A parceria com a Universidade foi estabelecida através do Núcleo de Prática Pedagógica do curso de Educação Física.

A Apib oferta a comunidade oficinas de teclado e violão, aulas de basquete em cadeiras de rodas, xadrez, goalball, jiu-jitsu, natação e bocha (em implantação). O principal objetivo da associação é ofertar assistência social, cultura, esporte e lazer para pessoas com deficiência, promover a equidade e potencializar a autonomia dos participantes.

Costa participa há um ano da entidade e se destacou como ala esquerda no goalball. Ela ainda ajudou o Instituto de Cegos da Bahia (ICB) a conquistar o inédito título do Regional Nordeste e ainda foi eleita a atleta revelação da competição. Com essa visibilidade, a esportista já está garantida na próxima fase de treinamentos do desporto que será realizada de 19 a 24 de junho, na capital paulista.

 

 

Goalball – É um desporto coletivo com bola, praticado por atletas que possuem deficiência visual. Foi inventado em 1946 pelo austríaco Hanz Lorenzen e pelo alemão Sett Reindle. O objetivo do jogo é arremessar uma bola com as mãos de modo em que a bola entre na baliza do adversário. De acordo com o Comitê Paralímpico Brasileiro, o goalball é um esporte baseado nas percepções tátil e auditiva, por isso não pode haver barulho no ginásio durante a partida, exceto no momento entre o gol e o reinício do jogo e nas paradas oficiais. A bola tem 76 cm de diâmetro e pesa 1,25 kg.

Texto: Ascom/Uesb (Jequié Repórter)

Nenhum comentário:

Postar um comentário