quinta-feira, 26 de maio de 2022

Jequié: PL do reajuste salarial é retirado da pauta da Câmara após protesto de servidores


Dois projetos de Lei que tratam sobre reajuste salarial, de autoria do Executivo, foram retirados da pauta da Câmara de Vereadores de Jequié em sessão desta quarta-feira (25), em meio à manifestação de servidores, que lotaram as galerias da Casa em forma de protesto para acompanhamento da apreciação das matérias, depois de uma caminhada pelas ruas centrais com a utilização de faixas e cartazes.

Deste a semana passada que os representantes das categorias de trabalhadores – Sinserv, APLB e Sind ACS-ACE vem se manifestando na cidade, inclusive com ato de protesto em frente ao prédio da Prefeitura no último dia (19), ameaçando estado de greve, caso o prefeito não negocie com as entidades representativas. De lá pra cá, reuniões aconteceram entre líderes dos sindicatos e representantes do Poder Legislativo. Os sindicalistas não aceitam os percentuais estabelecidos pela Prefeitura e buscam apoio dos vereadores. Nesta quarta, antes da sessão que decidiu pelo arquivamento das matérias, a Câmara, que vem tendo uma atuação destacada como intermediadora nas discussões em torno dos projetos que tramitam na Casa versando sobre a pauta salarial das categorias recebeu os sindicalistas e os encontros foram individuais porque são propostas distintas, a exemplo dos agentes comunitários e de combate às endemias que aguardam decisão sobre o piso da classe.

Inicialmente, o diálogo foi com a diretoria do Sinserv. Na sequência, com membros do Sind ACS-ACE e por fim com diretores da APLB. Por parte dos vereadores estiveram presentes Professora Cida, Soldado Gilvan, Ramon Fernandes, Marcos do Ovo, Bui Bulhões, Sidney Magal e Marcinho, representando as Comissões Legislativas de Justiça, de Finanças, de Educação e de Saúde.

Os vereadores presentes nas reuniões, por sua vez, deixaram claro que a decisão final cabe ao prefeito, mas que a Câmara não medirá esforços para que os funcionários tenham suas demandas contempladas. Momentos depois do encontro, que ocorreu na sela da presidência, os manifestantes entoam palavras de ordem como ”negocia Zé Cocá” e empunham cartazes no interior da Câmara que, por unanimidade, decidiu pelo arquivamento das matérias e aguardará propostas da Prefeitura com adequações que estejam em consonância com as categorias. ”O projeto só será votado por esta casa com o consentimento das categorias que representam os sindicatos. Vocês podem ter absoluta tranquilidade, porque nós, vereadores, não temos essa condição de encaminhar e um projeto e nós tercemos agora para que o Executivo reabra o diálogo com a categorias e procure atender aquilo que os servidores anseiam. Obviamente que não vão poder contemplar tudo, mas aquilo que seja razoável e eu acho que o prefeito tem que procurar o diálogo. Esse movimento de votar o que estiver com o consentimento das categorias é um movimento comum da Câmara, como agora, com a possibilidade de votar ou arquivar e nós optamos pelo arquivamento”, disse o vereador Ramon Fernandes, que ao defender o diálogo das classes com o Executivo pediu para que os sindicatos não radicalizem a situação pelo em todos.

Em nota emitida no final da noite e endereçada ao Blog Marcos Frahm, o presidente do Sindicatos dos Servidores Públicos Municipais de Jequié, Venício Lucena, reconheceu o apoio do Legislativo e considerou o arquivamento como vitória.

”Essa é a primeira vitória dos servidores municipais. Graças ao empenho da Câmara de Vereadores em dialogar com as categorias e principalmente a mobilização dos trabalhadores conseguimos interromper a tramitação e tirar de pauta o PL do Reajuste Salarial encaminhado pelo perfeito Zé Cocá. Mesmo com essa vitória, devemos continuar mobilizados para a segunda etapa, que é a reabertura da mesa de negociações”, salientou. (Marcos Frahm)

Nenhum comentário:

Postar um comentário