sábado, 30 de abril de 2022

HGPV realiza Ureterorrenolitotripsia a laser pela 1ª vez no interior da Bahia em ação 100% financiada pelo sus

Mais uma vez o Hospital Geral Prado Valadares fazendo a diferença e lutando pelo bem mais precioso que é a vida. Na última quinta-feira (28/04/2022) foi realizada uma URETERORRENOLITOTRIPSIA FLEXÍVEL A LASER, pela primeira vez no interior da Bahia sendo uma ação 100% financiada pelo SUS.

A URETERORRENOLITOTRIPSIA é um procedimento cirúrgico que usa uma câmera fina e flexível, que é introduzida através da uretra, passa pela bexiga e alcança o rim, assim que são identificadas as pedras, introduz-se uma fibra de laser pelo equipamento e pulverizam-se os cálculos renais. Como se trata de procedimento endoscópico, não há incisões, evita danos ao rim, a recuperação é bem mais rápida, e o paciente recebe alta no dia seguinte à cirurgia.


A cirurgia foi realizada pelos urologistas Dr. Bruno Meira e Dr. Edson D’Ávila em um paciente do sexo masculino. Segundo Dr. Bruno que também é cirurgião “a técnica amplia a possibilidade de tratamento para cálculos renais no interior dos rins, devido à flexão do aparelho é possível explorar todos os cálculos renais e eliminá-los com energia a laser, permitindo que o paciente fique livre dos cálculos.”

Mais uma conquista do HGPV financiada pela SESAB e Governo do Estado da Bahia.

Fonte: Ascom HGPV (Itiruçu Online)

Nenhum comentário:

Postar um comentário