domingo, 13 de março de 2022

Prefeitura de Jequié busca apoio para fomento da Cultura

Na segunda e terça-feira, dias 7 e 8, o secretário de Cultura e Turismo, Domingos Ailton, representando o prefeito de Jequié, Zé Cocá, esteve cumprindo agenda institucional em Salvador, onde participou de reunião com a assessora do diretor geral da Fundação Pedro Calmon Zulu Araújo, Luciana Mota. O encontro tratou sobre a doação de livros para o projeto “O livro na cesta básica”; a capacitação da equipe da Biblioteca Newton Pinto de Araújo e do Centro de Documentação da História e da Memória (Cedoc Lindolfo Rocha); reedição do histórico livro Iacina, de autoria do romancista e líder da emancipação política de Jequié, Lindolfo Rocha; da inclusão de Jequié nas comemorações dos 200 anos de Independência do Brasil e da Bahia.

Em prosseguimento a agenda, o secretário de Cultura e Turismo, Domingos Ailton, participou de reunião com o diretor de Educação Integral, Astor Vieira, e com o coordenador de Projetos Intersetoriais da Secretaria Estadual de Educação, Ícaro Santana. Em pauta a possibilidade de parcerias com projetos artísticos nas escolas de tempo integral e do “Projeto Casa da Palavra Waly Salomão”. Em audiência com a diretora executiva, Alessandra Serra, e com José Mauricio, assessor de Desenvolvimento Institucional da Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA), foi discutida uma possível apresentação durante o Trezenário de Santo Antônio e, ainda, a execução de oficinas para adolescentes e jovens de grupos que atuam com música instrumental.

O secretário, Domingos Ailton, esteve, também, com a gerente técnica do Teatro Castro Alves (TCA), Claudia Salomão, que é sobrinha dos poetas Waly e Jorge Salomão. O encontro tratou sobre a realização do projeto “Casa da Palavra Waly Salomão”, que propõe a construção de um novo espaço cultural em Jequié, que servirá para além da preservação da memória do poeta jequieense, propondo-se ser a referência, também, para estudiosos do Tropicalismo e local de formação de leitores. A gerente técnica, Claudia Salomão, destacou a relevância do projeto e se colocou à disposição para colaborar com a proposta. Em reunião com o antropólogo e professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Carlos Caroso, que é jequieense, foi discutido a proposta para criação do Conselho Municipal de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural de Jequié; sobre o tombamento de imóveis e pontes que pertenceram a Ferrovia Nazaré-Jequié; e sobre o registro especial do ofício do vassoureiro.  O professor Carlos Caroso deverá assessorar, de forma voluntária, essas ações.

No cumprimento da agenda institucional, o secretário Domingos Ailton esteve no Centro de Culturas Populares e Identitárias, da Secretaria Estadual de Cultura. Na audiência com a diretora em exercício, Edilene Goés, e com a coordenadora de Culturas Populares, Clécia Coutinho, dialogou sobre a realização da oficina de Memória e Identidade e sobre o apoio para o Encontro Regional de Grupos de Reis. Na Secretaria de Cultura da Bahia, o encontro do gestor municipal de Cultura e Turismo foi com Geovan Banto, coordenador da Diretoria de Territorialização, e Maria Eduarda, coordenadora de Gestão da Diretoria de Espaços Culturais, onde diversas pautas foram discutidas e ficou agendada a vinda de uma equipe da Secretaria de Cultura, com o objetivo de realizar uma oficina sobre elaboração do Plano Municipal de Cultura, além do funcionamento operacional do Centro de Cultura Antonio Carlos Magalhães. (PMJequié)

Nenhum comentário:

Postar um comentário