terça-feira, 22 de março de 2022

O grande equívoco.

                                                                     J. B. Pessoa

Sempre que alguém se refere sobre a colonização brasileira, uma afirmação esdrúxula acompanha a narrativa: "Portugal roubou do Brasil mais de oitocentas toneladas de ouro".

É preciso conscientizar os equivocados, em termos de História, que o Brasil não existia como um estado nacional. Foi criado pelos portugueses, que conquistaram terras americanas, nas quais viviam povos pré -colombianos, ainda na Idade da Pedra. Colonizou e ampliou suas conquistas com o seu povo e transformou as terras conquistadas nas extensão das suas, considerado-as como terras d'além mar. Para colonizar o Brasil vieram os nativos portugueses com o seu idioma, religião e costumes, se miscigeneado com os naturais da terra e, posteriormente, com os africanos, os quais influenciaram a cultura brasileira. Mais tarde essas terras foram incorporadas ao seu Reino Unido, com a capital no Rio de Janeiro, cuja soberana foi D. Maria I a Piedosa, a qual foi cognominada no Brasil, pelos contrabandistas e sonegadores de Impostos, como a Louca. Portugal não se apropriou do ouro brasileiro, pois o Brasil colonial era português e o povo que aqui habitava eram denominados de lusos brasileiros.

Após sua independência, o Brasil recebeu uma considerável quantidade de imigrantes europeus e asiáticos, os quais tiveram grande participação na formação da grande nação brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário