quinta-feira, 6 de janeiro de 2022

Técnica do Rip-rap é utilizado para conter erosão provocado pelo Rio de Contas na Rua São Luiz, em Jequié

A técnica conhecida como Rip-rap, de origem israelense está sendo aplicada pela empresa ganhadora de licitação da prefeitura de Jequié, na contenção da encosta da extensão da Rua São Luiz (bairro Mandacaru), na interligação da passarela com a área do Distrito Industrial. O local que vinha enfrentando acentuado processo de erosão, decorrência do encontro da água do Rio de Contas no barranco, ameaçava destruir totalmente a via e atingir as casas existentes nas partes alta e baixa do local.

O responsável técnico da obra, Canrobert Almeida, destaca que além do caráter inovador, por ser a primeira intervenção pública com o Rip-rap, em Jequié, abre oportunidade para a sua execução em outros locais e com outras finalidades, em se tratando de um sistema ecológico, sustentável, com custos bem menores que o das obras convencionais, “Segura e rápida”, enfatiza Canrobert.

O rip-rap é uma técnica alternativa para estabilização de taludes e contenção de encostas e tem a finalidade de estabelecer o equilíbrio da encosta através de seu peso próprio. É feito com sacos de ráfia preenchidos com uma mistura de solo, cimento e água. São indicados para solos que apresentam baixa capacidade de carga, já que a sua estrutura é flexível, assim como para recomposição de taludes degradados por erosão sendo bastante usado em áreas arenosas e sujeitas à erosão intensa. (Jequié Repórter)

Nenhum comentário:

Postar um comentário