sábado, 8 de janeiro de 2022

Prefeitura de Jequié inicia construção do sistema de drenagem da Lagoa do Derba para evitar alagamentos

A grande quantidade de chuvas que caiu na cidade, fez com que a Lagoa do Derba, no bairro Jequiezinho, atingisse ponto máximo e, com isso, transbordar, invadindo as casas e vias públicas no seu entorno. A Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Infraestrutura, deu início à construção do sistema de drenagem da área, que deverá sanar o problema de alagamentos, evitando que a situação se repita, futuramente, causando danos aos moradores.

Ao longo dos anos, a ocupação residencial na localidade prejudicou a drenagem natural e, com as últimas chuvas, houve acúmulo excessivo de água, o que fez com que muitas ruas fossem atingidas pelo transbordamento da lagoa. A Secretaria de Infraestrutura desenvolveu o projeto do sistema de drenagem para que, mesmo que o índice pluvial se incida, não haja mais problemas de alagamentos. De acordo com o projeto, sempre que o nível de águas se exceder, ocorrerá o escoamento direto no canal pluvial da Banca e de lá em direção ao Rio Jequiezinho.

De acordo com o secretário de Infraestrutura, Lucindo Menezes, o projeto, que se encontra em fase de execução, resolverá definitivamente o problema de alagamentos na região.

“Com as chuvas, fomos lá na lagoa fazer o diagnóstico e identificamos a grande necessidade do sistema de drenagem para escoamento de água. Um fator que contribuiu para essa situação acontecesse e que, com o trabalho que estamos fazendo, não vai mais acontecer.”, destacou o secretário.

“As chuvas cessaram e nós não podemos parar. Já estamos executando diversas obras de drenagem pluvial na cidade e uma dessas é a da Lagoa do Derba, que ainda pretendemos requalificar, estamos desenvolvendo um projeto para isso. Essas obras são preventivas, e visam melhorar a vida da população, se em algum outro momento houver a incidência de chuvas mais intensas, como essas que ocorreram agora. Isso tudo tem a questão da segurança, também, uma vez que, com a drenagem pluvial feita, com as obras de contenção de encostas feitas, os moradores vão contar com mais segurança, mais tranquilidade até, não sendo necessário ter que ficar de plantão, esperando a chuva passar para poder dormir em paz. Graças a Deus seguimos trabalhando.”, afirmou prefeito de Jequié, Zé Cocá. (PMJequié)

Nenhum comentário:

Postar um comentário