sábado, 22 de janeiro de 2022

EUCLIDES FERNANDES ADVOGA CUMPRIMENTO INTEGRAL DE CONTRATO DA VIABAHIA

O deputado Euclides Fernandes (PDT) defende que sejam adotadas medidas cabíveis para o cumprimento integral do contrato de concessão pactuado entre a ViaBahia e o Governo Federal para gestão de partes da BR-116 e BR-324. Indicação nesse sentido foi apresentada pelo parlamentar na Assembleia Legislativa, sendo direcionada ao senador Jaques Wagner (PT-BA), ao ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes, bem como ao diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Antônio Leite.

Ao justificar o documento, o deputado destaca que a ViaBahia assumiu a responsabilidade da gestão e melhoramento de quatro rodovias que atravessam a Bahia, situadas nas BR-116 e BR-324, ligando 27 municípios, inclusive com a duplicação das estradas que ligam Salvador até o município de Vitória da Conquista. Ele explica que a empresa, em 2009, venceu o edital de concessão ofertado pelo Governo Federal para tanto, mas salienta que estando há mais de dez anos à frente da gestão das mencionadas rodovias, os acordos inicialmente pactuados não foram devidamente cumpridos.

Além disso, esclarece o legislador, os serviços prestados pela concessionária se mostram precários e insuficientes, ganhando destaque a incompleta duplicação das pistas, as quais só foram duplicadas efetivamente até a região do Paraguaçu. Euclides lembra que, durante uma visita oficial à Bahia em outubro de 2020, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes, após examinar as vias aqui referidas, chegou a dizer que “Era um contrato que arrecadou 90% dos recursos previstos no plano de negócio e, no entanto, eles executaram só 30% das obras”.
(Zeniltom Meira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário