domingo, 26 de dezembro de 2021

Vale do Jiquiriçá: Chuva sem parar causa alagamentos, rompimento de barragens e interdição de estradas


As fortes chuvas que atingem cidades do Vale do Jiquiriçá por mais de 15 horas sem parar tem provocado sérios transtornos à população em quase todos os municípios do território, que é composto por 20 cidades.

O volume de chuvas registrado na região já é considerado Record pelos prefeitos, muitos dos quais foram as redes sociais informar a situação em seus respectivos municípios.

Em Jaguaquara, maior cidade do Vale, a área central, além de bairros como Lagoa e Casca ficaram alagados. Na BA-545, rodovia que liga a sede ao distrito de Baixão de Ipiúna a queda de uma árvore provocou a interdição da via que é usada pelos produtores rurais para escoamento da produção agrícola e uma postagem da prefeitura na Internet informava, neste sábado (25), que uma equipe da gestão providenciava a desobstrução.

O Rio Casca chegou a transbordar e alagou ruas da cidade vizinha de Itaquara, que fica há 10 km de Jaguaquara.  Na BR-420, entre Itaquara e Santa Inês, a força da correnteza gerou a interrupção do trânsito até esta noite. Santa Inês teve a sua área central completamente alagada.

Em Mutuípe, o prefeito Rodrigo Maicon disse que estaria determinando a retirada de famílias de áreas de risco e as encaminhado para um colégio. Na BR-116, trecho de Irajuba, águas da chuva também provocaram a interdição do tráfego. No interior de municípios como: Irajuba, Planaltino, Itiruçu, Lajedo do Tabocal e Maracás, barragens, represas e rios transbordaram e os reflexos são sentidos na parte urbana e nas estradas. (Marcos Frahm)

Nenhum comentário:

Postar um comentário