sábado, 13 de novembro de 2021

Uesb e Ifba firmam parceria para implantar escola de futebol


O projeto “Escola de Futebol Academia da Bola” irá oferecer, em 24 meses, a possibilidade da prática esportiva do futebol de campo para homens e mulheres, adolescentes e jovens adultos. A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Uesb e o Instituto Federal da Bahia (Ifba), em Jequié.

De acordo com o professor Cesar Pimentel, coordenador da ação na Uesb, o convênio é uma articulação já existente com o Ifba desde 2018. “Dando seguimento à parceria, fizemos a proposição do Projeto, dessa vez, ligado ao futebol, já que eu coordenava a Escolinha de Futebol da Universidade”.

A proposta do “Academia da Bola” foi aprovada em outra parceria com a Secretaria Nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor (SNFDT), da Secretaria Especial do Esporte, vinculada ao Ministério da Cidadania. O “Programa Academia & Futebol” do Governo Federal busca garantir aos brasileiros o acesso à prática do futebol e futsal, bem como fomentar a produção e difusão de conhecimentos sobre várias modalidades de esporte.

Prática esportiva e formação acadêmica – Em Jequié, o Projeto será desenvolvido em três etapas: a primeira será a estruturação para o funcionamento, até dezembro de 2020, organização dos núcleos e aquisição de material esportivo; num segundo momento, previsto para 2021 (sem data definida) devido ao distanciamento social e pandemia da Covid-19 que impossibilita atividades presenciais, estima-se atender cerca de 150 jovens, metade deles homens e a outra metade de mulheres.

A proposta é de que cada turma, de até 38 alunos, se encontre três vezes por semana para realizar atividades de futebol de campo, no período vespertino. Nos fins de semana, deverão acontecer jogos amistosos, torneios e campeonatos.

O projeto terá duas frentes de trabalho: uma para os futebolistas regularmente matriculados, aulas e atividades de natureza de formação técnico-tática; e para pessoas que atuam profissionalmente com o futebol, principalmente aquelas que dirigem ou atuam como professores e técnicos das chamadas escolinhas de futebol, que poderão contar com atividades de formação acadêmica.

“Na parte de pesquisa do Projeto, teremos bolsistas da Uesb e vamos implantar o primeiro Núcleo Científico de Estudos do Futebol do Sudoeste da Bahia, envolvendo vários municípios do Médio do Rio de Contas”, explica o professor. Além disso, o Núcleo será um centro de formação profissional para professores de escolinhas de futebol.

A parceria entre Uesb e Ifba prevê, ainda, duas ações. Uma delas é o 1º Simpósio de Futebol e Iniciação Esportiva do Médio Rio das Contas, com o objetivo de reunir profissionais de esportes com notório conhecimento acadêmico na área, para a realização de palestras e seminários. A segunda ação, de caráter mais duradouro, será a realização de dez workshops bimensais, com foco na formação contínua de grupos de profissionais que atuam no futebol e no debate de temáticas específicas do universo acadêmico desse esporte.

Academia & Futebol –  O objetivo do Programa Academia & Futebol, no qual o projeto “Academia da Bola” foi aprovado, é selecionar iniciativas que receberão recursos da União, para colocar em funcionamento até 27 polos do Programa em universidades públicas e institutos federais. (Uesb)

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário