Com o
objetivo de fomentar e potencializar a aquicultura, com o desenvolvimento de
técnicas de reprodução e cultivo de peixes, a Prefeitura de Jequié, através da
Secretaria de Agricultura, Irrigação e Meio Ambiente, assinou, na manhã desta
sexta-feira, 29, um convênio de cooperação técnica com a Bahia Pesca S/A,
empresa vinculada à Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e
Aquicultura do Estado da Bahia (SEAGRI). Na solenidade, realizada na na Estação
de Piscicultura, na estrada da Barragem da Pedra, estiveram presentes o
prefeito de Jequié, Zé Cocá; o secretário de Governo, Hassan Iossef; o
secretário de Agricultura, Irrigação e Meio Ambiente, José Claudemiro Passos; o
diretor-presidente da Bahia Pesca, Marcelo Oliveira; o diretor técnico da Bahia
Pesca, Valter Silva Junior; e o piscicultor, Fábio Vilas-Boas.
A partir da assinatura do convênio, a Bahia Pesca passará a prestar apoio técnico, operacional, físico aos pequenos produtores rurais e, ainda, destinará 20% da sua produção de alevinos para a estruturação da cadeia produtiva da piscicultura em Jequié, a fim de fomentar o segmento da aquicultura na região. A iniciativa contará com a contrapartida do município, visando o fortalecimento da cadeira produtiva de peixes e derivados e a geração de emprego e renda das pessoas envolvidas, diretamente, nos projetos de piscicultura.
“Temos feito muitos avanços, mas a demanda do setor de produção agrícola, da pecuária, da piscicultura e dos setores ligados à produção rural é muito alta, por conta do abandono das políticas de incentivo, nos últimos anos. Mas isso não nos desanima, muito pelo contrário. Como nos solicitou o prefeito Zé Cocá, temos procurado ofertar capacitação técnica para que os pequenos produtores produzam mais e com melhor qualidade. Acreditamos que, com esse convênio com a Bahia Pesca, teremos um apoio, ainda maior, e vamos conseguir ajudar os pequenos produtores a amplificar e melhorar a sua produção de peixes.”, destacou o secretário de Agricultura, Irrigação e Meio Ambiente, José Claudemiro Passos.
“Essa é a realização de um trabalho que vem sendo construído, desde o começo do ano. Vínhamos dialogando com o Governo do Estado, através da SEAGRI e Bahia Pesca, com o propósito de contarmos com este importante suporte técnico para capacitar os pequenos produtores interessados em produzir peixe e, com isso, fortalecer a cadeia produtiva. Temos potencial, temos uma grande força hídrica, que é o lago da Barragem da Pedra, aqui ao lado, e temos urgência da implantação de políticas públicas eficientes e de incentivos que possam ajudar a superar os obstáculos que a aquicultura e a piscicultura ainda enfrentam em Jequié. Por meio deste convênio, temos a certeza de que os primeiros passos em direção ao sucesso do setor, está sendo dado, com fé em Deus!”, disse o prefeito de Jequié, Zé Cocá. (PMJequié)
Nenhum comentário:
Postar um comentário