sábado, 23 de outubro de 2021

Prefeitura de Jequié promove palestra e lançamento de documentário sobre diversidade ecológica e cultural do município

A Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Cultura e Turismo, promoveu na noite desta sexta-feira, 22, na Câmara de Municipal de Jequié, a palestra pública “Jequié: o fascínio do encontro do sertão com mata”, com o escritor e secretário de Cultura e Turismo, Domingos Ailton. Durante o evento, que manteve os protocolos sanitários contra a Covid-19, foi feito, também, o lançamento do documentário em vídeo “Jequié Turismo Cultural”. Estiveram presentes, além do secretário de Cultura e Turismo, a diretora de Departamento de Projetos e Comunicação da Secretaria de Educação, Miriam de Oliveira Rotondano; o presidente do Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Jequié (IPREJ), Emanuel Andrade de Souza; o gestor da agência local do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), Chistian Brito; a presidente da Associação dos Artesãos de Jequié, Jocimara de Macedo Pereira;  o advogado e escritor Jackson Santos; o presidente da Associação Arte Viva, Adalto França; a equipe técnica da Secretaria de Cultura e Turismo; além de artistas, professores e estudantes.

O evento foi aberto com apresentação musical do Núcleo Cidade Sol do NEOJIBA, com um repertório de canções brasileiras regionais e na sequência, o escritor e secretário de Cultura, Domingos Ailton, iniciou a palestra destacando que o município de Jequié fica localizado em uma área de transição entre a Caatinga, a Mata Atlântica e a Mata de Cipó, fato que lhe confere uma enorme biodiversidade para a conservação ambiental e é forte atrativo para o turismo de natureza.

O palestrante se reportou a fatos históricos sobre a origem do nome da cidade de Jequié e fez uma abordagem sobre os principais personagens daqueles tempos, além de apresentar diversas referências sobre a composição dos biomas Caatinga e Mata Atlântica e do ecossistema local, com farto detalhamento sobre sua formação.


“Foi uma palestra importante e pudemos compartilhar um pouco da história do surgimento da cidade, neste fascínio do encontro do sertão com mata. Em Jequié o potencial é imenso para o ecoturismo, o turismo de observação de aventuras, o turismo de aventura, o turismo náutico entre muitos outros. Os jequieenses e o visitantes precisam conhecer este fascinante encontro entre a Mata Atlântica, a Caatinga e a Mata de Cipó”, ressaltou o secretário.

Após a palestra as diretoras de Desenvolvimento do Turismo, Juliana Andrade e de Patrimônio Artístico e Cultural, Sandra Brito, detalharam sobre o trabalho de produção do documentário, que buscou retratar a beleza natural e os saberes e fazeres de várias regiões do interior de Jequié. PMJequié)

Nenhum comentário:

Postar um comentário