sábado, 30 de outubro de 2021

Gary Cooper e John Wayne.

                                             J. B. Pessoa

Nos últimos tempos, uma acirrada polêmica vem acontecendo nas redes sociais, entre os aficionados fãs dos westerns: de um lado estão os fãs de Gary Cooper e do outro as novas gerações, que veneram John Wayne e desconhece, quase completamente, o trabalho de um grande astro, como Gary Cooper, esquecido, propositalmente, pelos lobistas, responsáveis pela ascensão de um astro, herói da direita estadunidense.

De quem seria o título de maior cowboy do cinema?! Gary Cooper ou John Wayne?!... Se essa pergunta fosse feita às pessoas nascidas antes de 1960, com certeza o grande Gary Cooper ganharia, sem a menor dificuldade. Entretanto, nas últimas décadas, o nome de John Wayne vem se destacando entre as gerações posteriores.

Na realidade, em termos qualificativos, se referindo as películas juvenis dos mocinhos & bandidos, os maiores cowboys clássicos do cinema foram Tom Mix e Buck Jones. Os dois cowboys já eram famosos na época do cinema mudo e continuaram reinando após os filmes sonoros.

Embora John Wayne e Gary Cooper tenha começado suas carreiras, ainda na época do cinema mudo, eles eram atores coadjuvantes. Enquanto John Wayne veio de uma universidade, se destacando nela como um atleta, Gary Cooper vinha de uma Fazenda do Estado de Montana, na qual foi criado e talhado como um verdadeiro cowboy.

No início da indústria cinematográfica, os filmes faroestes eram concebidos para a meninada em geral, até que um dia, os produtores resolveram fazer westerns para adultos. Antes, os filmes sérios ambientados no Velho Oeste Americano eram considerados como épicos. Esse foi o caso do filme "A Grande Jornada", produção de 1930, do cineasta Raoul Walsh, estrelado pelo jovem John Wayne. Após esse filme, ele participou de uma série de Western B, por toda a década de 1930, enquanto Gary Cooper atuava em renomadas produções, como "Sócios no Amor", de 1933; "Lanceiros da Índia", de 1935; "O Galante Mr. Deeps", de 1936; e a grande produção de 1939, "Beau Geste.

A grande chance de John Wayne veio em 1939, com o filme "No Tempo das Diligências" de John Ford. Daí em diante, sob o comando desse grande diretor, John Wayne atuou em grandes produções, cujo melhor desempenho foi no magnífico "Rastros do Odio", (1956) um dos melhores westerns de todos os tempos.

Durante os anos de 1940/50, enquanto John Wayne seguia em sua progressiva carreira, Gary Cooper atuava em grandes clássicos, que lhe davam grandes prestígios. Foi indicado ao Oscar de melhor ator, por cinco vezes; sendo laureado em 1941, pelo filme "Sargento York", de Howard Hawks, e em 1952, pelo filme " Matar ou Morrer" de Fred Zimmermann, considerado pela maioria dos críticos, como o melhor Western de todos os tempos. Durante as décadas de 40/50, Gary Cooper atuou em diversos faroestes famosos, até o seu falecimento em 1961.

Nos anos de 1950 John Wayne se destacou na luta contra os agentes comunistas, que atuavam nos bastidores de Hollywood. Na vida real, ele atuou como o baluarte da direita americana, sendo o grande herói da chamada era, que ficou conhecida como "Caça às Bruxas". Nessa época, o famoso senador americano Joseph MacCarthy, que combateu o comunismo nos Estados Unidos, foi bastante odiado pelos artistas e intelectuais americanos, por perseguir, sistematicamente, uma esquerda infiltrada na sociedade americana. Porém, depois da queda do Muro de Berlim, ficou provado as autuações dos simpatizantes comunistas por toda a América; sendo que a espionagem foi um fato verdadeiro, e muitos eram agentes de Moscou. Ficou provado a culpa do Casal Julius e Ethel Rosenberg na entrega dos planos da bomba atômica americana aos soviéticos, fato inteiramente comprovado em 2008.

A partir daí, a figura de John Wayne se ascendeu, definitivamente, entre a direita no mundo inteiro.

No final da década de 40, Gary Cooper foi considerado como o maior cowboy do cinema. Isso deixou John Wayne fulo de raiva. Numa época em que o western era considerado a expressão máxima do cinema hollywoodiano, os filmes estrelados por Gary Cooper (que era um ator de diversas modalidades de filmes) eram todos westerns A; ao contrário de John Wayne, salvo alguns, todos eram westerns B. Mesmo assim, os faroestes B dos astros Roy Rogers, Gene Autry, Charles (Durango Kid) Starrett e Allan Lane fizeram mais sucessos entre a garotada dos anos 40/50, no mundo inteiro, do que os filmes B de John Wayne. Além disso, para muitos críticos, os westerns A estrelados por astros renomados como James Stewart, Joel McCrea, Gregory Peck, entre outros, superam os de John Wayne. A exceção vai para "Rastros do Ódio" de John Ford.

John Wayne, herói controverso da direita americana, faleceu em 1979. Ganhou apenas um Oscar pelo filme "Bravura Indômita". É considerado o ator que atuou em mais filmes na História do Cinema. A partir de sua morte, uma exagerada promoção foi feita pelo seu filho, então presidente da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, o qual restaurou e editou todos os seus filmes, inclusive os inúmeros e insignificantes westerns B, desprezando muitos clássicos e famosos filmes. Como a "propaganda é a alma do negócio" e as fake news imperam nas redes sociais, John Wayne se tranformou, para os ingênuos, no maior cowboy de todos os tempos


Nenhum comentário:

Postar um comentário