quarta-feira, 13 de outubro de 2021

Exposição Carlos Éden marca reabertura de bar e espetaria


Texto produzido por Júlio Lucas

Foto: Mônica Magalhães

 

A turma do PodQuinta, programa de podcast que vai ao ar pela Jequié Repórter TVweb toda quinta-feira, 20h, esteve na exposição do artista plástico Carlos Éden.

O encontro cultural Casa Amarela Arte & Cultura aconteceu na noite do sábado (9/10), sob curadoria da professora Fabíola Coelho, e marcou a reabertura da Casa Amarela – Espetaria e Música Bar, do empresário Gustavo Mariniello. “Resolvi reabrir o espaço, agora com essa nova proposta que mistura arte, cultura, música, gastronomia e bar”, festejou o proprietário.

 

Foto: Mônica Magalhães

 

Organizadas em quatro salas com ambientação e iluminação distintas, estimulando variadas reações sensitivas nos visitantes, as obras pertencentes à família do artista foram expostas por afinidade de temas e técnicas aplicadas pelo autor ao longo de mais de meio século de produção. Algumas são experiências em claro/escuro e outras renovadas através de experimentos com viva e variada pigmentação, conforme explicou Fabíola Coelho.

Além da pintura, Éden também é conhecido por seus trabalhos de cartuns, charges e crônicas há décadas publicados em jornais e revistas. Como músico amante de Beatles e Luiz Gonzaga, atuou em grupos emblemáticos como Bossa Seis, Os Morcegos, The Byrds, Arguidá e os Coroas de Jequié.

 

Foto: Mônica Magalhães

Uma roda de conversa entre o autor, a curadora e o público presente abriu a programação artístico-cultural. A noite foi animada pelo cantor e violonista Zezinho Magalhães. Um momento de grande emoção foi a leitura dramática pelo ator Jomir Gomes da crônica “A escrivaninha”, de Carlos Éden, tema também de dois quadros do autor.

“Estou feliz com essa exposição dos meus trabalhos, depois desses tempos difíceis que passamos”, revelou Éden.

A homenagem ficou completa com a “canja” de vários músicos como Iracema Miller, Shau Saturno, Enzo Valentina, Carlos Elias e outros artistas presentes.

A cobertura do evento feita pela equipe PodQuinta vai ao ar com exclusividade no canal do Youtube da TV Jequié Repórter nesta quinta (14/10), às 20h. Os cortes editados do programa de estreia já estão disponíveis no canal do YouTube, nas redes sociais Instagram e Facebook e no Spotfy do PodQuinta. Curtam, inscrevam-se e compartilhem. (Jequié Repórter)

Nenhum comentário:

Postar um comentário