sexta-feira, 10 de setembro de 2021

Prefeitura de Jequié implanta faixas exclusivas para motociclistas e ciclistas


Dando prosseguimento ao projeto de recuperação da sinalização e da modernização do trânsito da cidade, a Prefeitura de Jequié, através da Superintendência Municipal de Trânsito (SUMTRAN), deu início, nesta sexta-feira, 10, à implantação da área de espera exclusiva para motociclistas e ciclistas, permitindo que eles possam partir antes dos outros veículos quando o semáforo abrir, evitando ultrapassagens arriscadas. Os serviços de pintura da nova sinalização horizontal vêm sendo executados durante a noite e a madrugada, a fim de evitar transtornos no trânsito.

As novas faixas, que vem sendo implantada na sinalização horizontal, têm cinco metros de largura, sendo identificadas com a sinalização específica no pavimento e têm como objetivo proporcionar maior segurança para as motocicletas e ciclistas, diminuindo o conflito com autos no momento da largada no verde do semáforo, aumentando o respeito das motos e bicicletas à linha de retenção e à faixa de travessia, dando maior visibilidade às motos junto às travessias de pedestres e diminuir o número de acidentes envolvendo motos, ciclistas e pedestres nos cruzamentos.

A faixa de retenção também permite mais conforto para os automóveis, uma vez que elimina a aglomeração de motos ao lado dos carros e a disputa pelo espaço. Consideradas um meio de transporte vulnerável, as motocicletas são os veículos que mais se envolvem em acidentes de trânsito, em Jequié.

“As faixas exclusivas estão sendo implantadas para trazer mais segurança aos motociclistas e ao trânsito. Os motociclistas e ciclistas terão, assim, prioridade, evitando que tenhamos ultrapassagens arriscadas e diminuindo a possibilidade de acidentes em nossa cidade. Quando o sinal fechar, os motociclistas vão ver um desenho semelhante aos veículos que pilotam num espaço em frente aos carros. A ideia é que eles acomodem os seus veículos no local com a pintura e assim, o fluxo de trânsito siga, normalmente, evitando o afunilamento e diminuindo risco de acidentes.”, disse a superintendente de Trânsito, Karla Geambastiane. (PMJequié)

Nenhum comentário:

Postar um comentário