segunda-feira, 30 de agosto de 2021

O ANIVERSÁRIO DO GRANDE CRAQUE

                           José Américo Castro

Hoje, 30 de agosto, é o dia do aniversário de José Cardoso Filho, o maior jogador do futebol piauiense em todos os tempos.

Para celebrar a data rememoramos alguns detalhes que marcaram a vida do grande craque e trouxemos depoimentos de quem viu suas espetaculares atuações no Estádio Pedro Caetano.

Cardoso atuou pelo Ipiaú Esporte Clube, Bancários e na primeira Seleção de Ipiaú que disputou o Campeonato Intermunicipal. Conquistou poucos títulos, mas o que prevaleceu mesmo foi a sua brilhante categoria.

Inteligência, elegância, disciplina, fino trato e muita habilidade com a bola lhe deram o estigma de lendário, o mérito de insuperável, até então. Bem merece uma estátua, todas as honrarias possíveis.

“Se quisesse sair da cidade e seguir carreira profissional, Cardoso poderia ter lugar garantido na Seleção Brasileira da sua época”, garante o cronista esportivo Olindo Lopes.

Isto não é exagero para quem o viu o dono camisa nº 4 jogar.

“Exímio nas assistências, infalível cobrador de faltas.

Seu estilo (que não se vê mais hoje) tinha paralelo em Gérson, Rivelino, Didi e Dirceu Lopes, dentre outros grandes do futebol mundial”, assegura o técnico agrícola Naciel Conceição.

“Pena que naquela época o futebol não era tão valorizado como hoje. Tenho certeza de que se fosse atualmente, um jogador como Cardoso seria cogitado pelo Barcelona”, lamenta Mario Duarte Filho.

“ Nunca vi ninguém jogar como ele: elegante, seguro, leal, hábil, preparo físico invejável, goleador implacável... Grande Cardoso”, acrescenta o jornalista/escritor Wilson Midlej.

Além da posição de volante, o magnífico Cardoso também atuava como meia-armador.

A este filho primogênito de seu Zé Cardoso e dona Sancha, irmão dos também futebolistas Créo, Augustão, Cajina, Catatau e Loloi, e das belas Irene, Maria, Iraildes e Marta, desejo saúde, paz, prosperidade e um FELIZ ANIVERSÁRIO.

As fotos- Cardoso aos 79 anos; na primeira Seleção de Ipiaú, junto com outros jogadores que fizeram historia na região nos tempos áureos do Ipiaú Esporte Clube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário