terça-feira, 13 de julho de 2021

Prefeitura de Jequié inicia limpeza do canal do Rio Jequiezinho


A Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Serviços Públicos, buscando intensificar os trabalhos de limpeza de canais e os serviços de drenagem para dar mais fluidez às águas pluviais, evitando assim possíveis alagamentos, deu início, nesta segunda-feira, 12, ao trabalho de desobstrução e limpeza do canal do Rio Jequiezinho, responsável por receber a água das chuvas que vêm dos bairros Jequiezinho, São Judas Tadeu, Pompílio Sampaio, Amaralina, Parque das Algarobas, Mutirão São Judas, Loteamentos Sunville e Betavi

Os trabalhos, que são realizados rotineiramente, desde janeiro, demonstram o compromisso da administração pública com o bem-estar da população, uma vez que esta ação está acontecendo de forma simultânea em diversos canais distribuídos pela cidade e visa a prevenção de transbordamentos durante o período chuvoso, de forma a minimizar possíveis problemas como alagamentos e, até, a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya.

O serviço de manutenção preventiva vem sendo feito com o suporte de retroescavadeiras, caçambas, caminhões e conta com a roçagem e limpeza, remoção de areia, sedimentos ou outros detritos acumulados no fundo do canal e é feito o trabalho de retirada dos entulhos que são, incorretamente, descartados no local.

“Reestruturar os canais da cidade é uma das metas que temos, a partir do trabalho de recuperação do sistema de drenagem pluvial de toda a cidade. Com isso, estamos buscando evitar transtornos à população que, quando chove, sempre é a mais atingida e tem seus bens e seus imóveis destruídos. Todo mundo lembra que, na época das chuvas, muitas ruas dos bairros ao redor do Rio Jequiezinho, ficaram destruídas e nós não queremos ver mais isso acontecer. Não somente ali, mas em nenhum lugar da cidade. E, aproveitar para fazer um pedido, pois mesmo com as ações de limpeza da Secretaria de Serviços Públicos, é fundamental contar com a colaboração da comunidade, da população, que deve descartar lixo e entulho nos locais corretos, uma vez que o descarte irregular se agrava, principalmente em períodos de chuva, quando as águas acabam levando esse lixo para dentro dos canais pluviais e isso ajuda a obstruir o canal pluvial.”, afirmou o secretário de Serviços Públicos, Helder Souza Santos. (PMJequié)

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário