terça-feira, 1 de junho de 2021

Covid-19: Protestando contra recomendação do MP Sinjorba convoca apagão presencial da imprensa, quarta (02)

O Sinjorba, juntamente com o Sinterp-BA e o ABI-Bahia, estão convocando os jornalistas e radialistas da Bahia para promoverem um apagão presencial da imprensa nesta quarta-feira (02). O movimento consiste em suspender a cobertura externa durante todo o dia, concentrando o trabalho em home office, não realizar entrevistas em estúdios e/ou por telefone e vídeo, além de não divulgar releases e atos do poder público (executivo, legislativo, judiciário e ministério público), exceto notícias de utilidade pública.

“O protesto da categoria pretende mostrar às autoridades que resistem à vacinação dos jornalistas e radialistas o que significa a ‘essencialidade’ da imprensa e as consequências práticas de quando este trabalho presencial não é feito”, diz Moacy Neves, presidente do Sinjorba. O sindicalista diz que o adoecimento e morte de colegas tomou ares de uma tragédia dentro da tragédia.

No dia 18 de maio, compreendendo o grave quadro epidemiológico observado na categoria, a CIB (Comissão Intergestores Bipartite), comitê formado pelo secretário Estadual de Saúde e secretários municipais, aprovou a inclusão dos profissionais de imprensa – com mais de 40 anos e que estejam na linha de frente – nas prioridades de vacinação contra a Covid-19 na Bahia. Porém, muitas prefeituras ainda não iniciaram a imunização deste grupo por conta de uma “recomendação” do MPF (Ministério Público Federal), do dia 19 de maio, para que estas não cumprissem a definição do comitê de gestores.

Uma recomendação emitida pela  8ª Promotoria  Regional / Ministério Público do Estado da Bahia, para as secretarias municipais de Saúde. de Jequié, Apuarema, Itagi e Manoel Vitorino, no sentido de que  mantenham suspensas a vacinação para os grupos prioritários não contemplados no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra a Covid-19 (PNO), entre os quais estão incluídos os profissionais de comunicação social. No dia 19 de maio, os Ministérios Públicos estadual e Federal do estado da Bahia recomendaram à Comissão Intergestores Bipartite (CIB)  e a Secretaria de Saúde de Salvador, que sigam os critérios técnicos de prioridade da vacinação contra a Covid-19 previstos no Plano Nacional de Operacionalização (PNO) da imunização. Foi recomendado que a CIB não aprove e as secretarias de saúde dos municípios não executem a vacinação de quaisquer grupos não previstos no PNO como prioritários, em razão de possível violação ao princípio da equidade. Na recomendação do MP foi citado como exemplo, “a aprovação pela CIB da inclusão de profissionais da comunicação com idade superior a 40 anos como grupo prioritário da vacinação, segmento social que não foi contemplado pelo PNO”. (Jequié Repórter)

Nenhum comentário:

Postar um comentário