sábado, 24 de abril de 2021

Jequié: Respeite o ciclista, ele não é invisível

 

O Ciclismo jequieense realiza campanha social pedindo respeito aos cliclistas nas vias e ao mesmo tempo, chamam atenção do poder público local para atender demandas apresentadas pela classe.  As constantes campanhas têm o objetivo de conscientização, educação, paz e respeito no trânsito, bem como requerimento dos poderes públicos de implantação de infraestrutura para uso de bicicletas nas vias públicas do município de Jequié.

Uma cidade do interior da Bahia que está pedalando, ciclistas querem ser visíveis 

Dado Galvão é documentarista, ciclista, fotógrafo e teólogo. Ele é morador da cidade de Jequié (BA) e realiza ações de incentivo ao uso da bike, município que tem 160 mil habitantes, localizada no interior baiano, distante aproximadamente 400 quilômetros de Salvador. Muitos municípios no Brasil não possuem ciclovias ou ciclo-faixas e até mesmo nenhuma política pública voltada para o incentivo do modal. Além de produzir vídeo-documentários a respeito da temática, ele participou de uma iniciativa – uma “vaquinha” entre ciclistas para colocar um outdoor na principal avenida do município com a frase “Jequié está pedalando, queremos ciclovias”. Um pedido por implantação de ciclovias na cidade, por acessibilidade, maior segurança para os ciclistas, ciclo-faixas e um bicicletário gratuito no centro da cidade. Na imagem do outdoor está um ciclista invisível, para que ele seja visto pelos poderes executivo e legislativo do município.

“Por mais que se tenha muita gente pedalando, a gente sabe que é fenômeno mundial, em Jequié, é visível pessoas pedalando seja para ir trabalhar ao trabalho, praticar esportes, ou em grupo. Mas nós não somos vistos pelo poder público. Eu faço um apelo para que criem políticas públicas para o ciclismo. Não temos placas de sinalização, ciclo-faixa, ciclovias, incentivo aos grupos que realizam o ciclo-turismo e competições. Nós somos invisíveis”, relata o documentarista. (Itiruçu Online)

Nenhum comentário:

Postar um comentário