quarta-feira, 3 de fevereiro de 2021

E S C O R P I Õ E S

                                          Oscar Vitorino Moreira Mendes

Depois de uma breve revisão de literatura sobre os “escorpiões”, achei conveniente escrever um texto a respeito do assunto, dada a sua importância para a saúde pública, com a finalidade de esclarecer a população, alguns aspectos importantes sobre esses animais e, também, pelo fato de os mesmos serem considerados animais peçonhentos e, por com conseguinte, provocarem agravos para a saúde humana, principalmente. Dessa forma, procurei registrar um pouco sobre o modo de vida desses animais, o seu habitat, a sua reprodução, tipo de alimentação, a sua simbologia, agravos para a saúde e prevenção do acidente escorpiônico.

Os escorpiões, também conhecidos como lacraus, situam-se entre os primeiros animais que apareceram na terra, sendo muito semelhantes às espécies atuais. A sua grande capacidade evolutiva e adaptativa permitiu que esses animais resistissem a todos os grandes acontecimentos climáticos. Para sobreviver por milhões de anos, os escorpiões se adaptaram aos mais variados tipos de habitat. Eles podem viver tanto em lugares desertos quanto nas matas. São animais de terra firme, habitando as regiões quentes e temperadas da Terra, dando preferência aos ambientes mais áridos.

Então, à vista disso, as altas temperaturas da temporada primavera/verão, e o período de chuvas, que, muitas vezes não refrescam o ambiente, são condições propícias para o aparecimento e reprodução dos escorpiões, e ainda ajudam na proliferação de insetos dentro de casa. É o período em que esses animais acham maior abundância de comida no ambiente, pois o clima úmido e quente é ideal para o aparecimento destes animais; como eles se alimentam principalmente de baratas, é comum encontrá-los em locais próximos a áreas com acúmulo de lixo. Por conseguinte, os cuidados e a

atenção devem ser redobrados nesta época para evitar riscos maiores para a saúde da família.

Conhecendo os Escorpiões: eles destacam-se para os seres humanos como animais perigosos e de importância médica pela ação do veneno de algumas espécies. Todas as espécies possuem veneno podendo injetá-lo através do ferrão. No entanto, poucas espécies possuem veneno capaz de provocar acidentes graves para o homem. No que tange a simbologia, segundo o autor Evaristo E. de Miranda, os escorpiões têm sinônimo de dor, mistura de trevas e luz, de terra e fogo, um animal de natureza vulcânica, assim é o escorpião. Ele vive nos antros da terra e leva o fogo da dor no cume de sua cauda. Em muitas mitologias, o escorpião simboliza o instrumento vindicativo da justiça dos deuses.

Modo de Vida: os escorpiões são animais carnívoros e de hábitos noturnos; abrigam-se em locais sombreados e preferencialmente úmidos como: terrenos baldios com mato, debaixo de madeiras empilhadas, entulhos, pedras, tijolos, materiais para construção, frestas na parede, cascas de árvores, lixo, caixas e pontos de energia, bocas de lobo, etc. Nas residências, locais próximos a ralos, vigas, armários de cozinha, armários de banheiro, panos de chão, sótãos, forros e espaços atrás de móveis e telas podem atrair escorpiões. São mais ativos à noite, quando saem à procura de alimento. Como são carnívoros, se alimentam de insetos, como baratas e grilos e outros insetos; podendo ocorrer também o canibalismo (devoram-se uns aos outros quando não encontra alimento). Também podem jejuar por tempo prolongado. Na verdade, os contatos entre seres humanos e escorpiões são muito frequentes. O detalhe é que esse animal por natureza ataca ao homem ao se sentir ameaçado. OS SEUS PRINCIPAIS PREDADORES: animais como o lagarto, galinha, lacraias, coruja, sapo e gaviões.

Como se reproduzem: o escorpião amarelo, mais frequente em nossa região, possui uma característica peculiar entre os escorpiões, que é a partenogênese, ou seja, a capacidade de se reproduzir sem que haja fecundação, não havendo necessidade de um casal. Tal fato possibilita que um único espécime transportado para um novo local possa se reproduzir e desenvolver uma colônia, constituindo-se, portanto, num grave perigo para o ser humano.

Agravos para a saúde: os escorpiões são considerados peçonhentos, pois possuem veneno e podem inoculá-lo através do ferrão (vide foto). Já os animais considerados venenosos produzem substância tóxica, mas não a injetam em outros animais, por não terem aparelho inoculador. O acidente escorpiônico no Brasil constitui um problema atual de saúde pública, não só pela sua grande incidência em determinadas regiões, como pela sua potencialidade em ocasionar quadros graves, às vezes fatais, principalmente em crianças. A picada de um escorpião pode resultar em complicações como dores no local, sensações simultâneas de calor, frio e formigamento. O quadro clínico do envenenamento pode variar, pois depende de diversos fatores como: a espécie do escorpião, a quantidade de veneno inoculado, a idade e a massa corpórea da vítima.

Atenção: Em caso de acidentes, devemos encaminhar a vítima imediatamente à unidade de saúde mais próxima, informando ao médico sobre a picada de escorpião e, se possível, levar o animal dentro de um frasco.

No fim da cauda do escorpião existe um segmento chamado telson e as glândulas de veneno, é o chamado ferrão.

Prevenção do Acidente Escorpiônico:

- As principais medidas de prevenção são evitar acúmulos de entulhos e limpar a casa frequentemente para evitar o aparecimento de baratas e, por conseguinte, fazendo o controle de escorpiões;

- Limpar periodicamente os terrenos baldios, próximos às residências; pilhas de tijolos, madeiras, materiais de construção; não deixar lixo doméstico descoberto;

- Dentro do domicílio, onde ocorre a maioria dos acidentes, deve-se tomar cuidado ao limpar a casa, afastar os móveis, lidar com cortinas, panos de limpeza ou roupas amontoadas;

- Evitar manusear paus, pedras com as mãos desprotegidas.

- Usar calçados e luvas nas atividades que possibilitem o risco de contato; tapar frestas e buracos em paredes, assoalhos, forros e rodapés;

- Examinar calçados e roupas pessoais, toalhas, de cama e banho, antes de usá-las; limpar e proteger ralos de banheiros, pias e tanques; .

- Acondicionar lixo domiciliar em sacos plásticos ou outros recipientes que possam ser mantidos fechados, para evitar baratas, moscas ou outros insetos que servem de alimento para os escorpiões;

- Mantenha camas e berços afastados da parede; sempre usar luvas de proteção ao manusear material de construção armazenado.

Mas de tudo isso, não podemos esquecer, que os escorpiões também são importantes no controle de mosquitos e de pequenos insetos transmissores de doenças.

Oscar Vitorino Moreira Mendes (oscarvitorino@yahoo.com.br)

Méd. Vet. e Prof. Aposentado da UESB

 

Um comentário:

  1. Gostei Colega muito esclarecedor.aprendir alguns detalhes que serão útil. Parabéns

    ResponderExcluir