quinta-feira, 22 de outubro de 2020

Tanajura, excelente atacante da Associação Desportiva Jequié.

Tanajura, excelente atacante.

Tentei de várias maneiras possíveis conseguir informações para melhor contar um pouco da história do jogador de futebol Tanajura, que atuou no time amador Independente de Ipiaú, Flamengo de Jequié e Seleção de Jequié na década de 60. Profissionalmente jogou no Campeonato Baiano de 1970 pela Associação Desportiva Jequié e depois no Bahia. Esta semana Dilermando, jogador que formou a "Dupla Infernal" do Jequié com Tanajura, sabendo deste meu desejo mandou através do seu ZAP este pequeno texto enviado pelo Sr. Antônio Luiz Tanajura para publicar no Site "Focado em Você" da cidade de Paramirim - BA, que estrou colocando no meu blog, utilizando outras fotos do meu arquivo particular, aproveitado para desta maneira simples homenagear este excelente jogador, que deixou seu nome marcado na história do futebol de Jequié, região e da Bahia e que tive o privilégio de ver jogando.

              Tanajura e Dilermando a "Dupla Infernal" no time do Independente de Ipiaú - BA.

              

                                              Time do Independente de Ipiaú -BA.

João Alberto Tanajura, filho de Tobias Tanajura e Aída Cardoso Tanajura, nascido em Paramirim. É pai de quatro filhos, inclusive é pai de Flávio, (Zagueiro que atuou pelo Vitória, Sport, América Mineiro, Paysandu e por último jogou no Flamengo/RJ).

Tanajura foi convidado por Dilermando para jogar em Ipiaú, posteriormente transferido para o Flamengo (Jequié) e em seguida atuou pela Seleção de Jequié disputando o Campeonato Baiano em 1970, sagrando-se vice-campeão e artilheiro com 22 gols.  Jogou também no Bahia por um período de um ano. Teve carreira curta, pois operou dos meniscos e não teve êxito

 


                        Time amador do Flamengo de Jequié- BA na década de 60.


                   Time amador do Flamengo de Jequié - BA, Campeão em 1969.
Carlinho, Edmilson, Tufú, Maíca, Zé Augusto, Pascoal, Foca e Maneca Mesquita Agachados Bara, Tanajura, Dete Leão, Bajada, Marcos e Heráclito

Seleção de Jequié - BA. Carlinhos Tufú Edmilson  Jurandir Pelé Cotó Igi Tanajura Bara Dilermando Maneca e Marcos.

Fato Pitoresco: Em Paramirim, treinando no campo da “Lixa” (ao lado do Colégio Paramirim), ele naquela época fez uma lambreta em cima de Osman (nosso  irmão), Zagueirão duro, do tipo de “Gentil” (atleta de Água Quente), de tão emocionado com a beleza do lance acabei batendo palmas. Eu estava iniciando minha carreira esportiva e não era moleza, dava minhas cacetadas também, além de, modéstia à parte, conhecia um pouco de futebol. Então, Osman no momento não disse sequer uma palavra, em seguida terminou o treino e fomos embora pela “Rua de Trás”, onde se encontra o prédio dos Correios. Ao chegar defronte ao portão dos fundos de minha casa, recebi um tapa nas costas (de Osman) e de ponto ele me disse: “Seu molequinho não faça mais aquela palhaçada batendo palmas.” Levei aquele susto e me piquei portão adentro. Até hoje me lembro com saudades desse episódio. A partir daquele instante passei a ter mais cuidado com brincadeiras perto de Osman. Eheheheh!

                                       Dilermando, Tanajura e Edmilson.

O visitante do nosso Site, o senhor Antônio Luiz Tanajura colabora com o Site ao nos enviar para publicar o texto acima.

O Estádio de Paramirim chama-se João Alberto Tanajura, homenagem ao ilustre filho. (Site "Focado em Você" da cidade de Paramirim - BA)

                                        Estádio João Alberto Tanajura - Paramirim - BA


Nenhum comentário:

Postar um comentário