sexta-feira, 2 de outubro de 2020

SÃO FRANCISCO DE ASSIS E OS ANIMAIS: SALVE 04 DE OUTUBRO!

 Oscar Vitorino M. Mendes

O Dia Mundial dos Animais foi uma data inserida pela própria Igreja Católica, e é comemorada no dia 4 de outubro, pois é a data do nascimento de São Francisco de Assis - Padroeiro dos animais e do meio ambiente. São Francisco se referia aos animais como irmãos e chamava-os de "irmão fera", "irmã leoa" e etc. O Dia Mundial dos Animais foi criado na Itália em 1931, durante uma convenção de ecologistas. A data serve para celebrar todas as espécies de vida animal, e é comum acontecer diferentes eventos ao redor do mundo. É um dia para refletir a importância dos mesmos na vida dos seres humanos e do planeta Terra, ressaltando o respeito e o compromisso que todos os seres humanos devem ter com o meio ambiente.

Não obstante, é importante que os homens respeitem os animais, pois várias espécies encontram-se em extinção, podendo ser totalmente eliminadas do planeta. Isso é muito ruim, pois existe uma cadeia alimentar, onde uns animais se alimentam de outros, que pode ficar prejudicada com o desaparecimento de algumas espécies. São Francisco de Assis tinha muito apreço pelos animais e criava algumas espécies dando carinho e atenção, água e alimento, além de cuidar de seus ferimentos.

Afora isso, os animais têm vida e devem ser tratados com respeito. A natureza é seu habitat natural e os humanos não têm o direito de destruí-la e de afastá-los para outros locais. Podemos até pensar nos bichos de que não gostamos tanto, a exemplo dos morcegos, as lagartixas e os mosquitos. Mas eles têm um papel importante no equilíbrio entre os seres vivos e o meio ambiente. Apesar da existência da data comemorativa, os direitos dos animais só foram registrados muito tempo depois. A

Declaração Universal dos Direitos dos Animais só foi aprovada pela UNESCO, que é um órgão da ONU (Organização das Nações Unidas), em 15 de outubro de 1978. Mas quais são esses direitos? O primeiro é o de existir e ser respeitado. Parece simples, mas você já parou para pensar nisso? A declaração ainda lembra que nós também somos uma espécie animal. Portanto, não temos o direito de exterminar ou explorar os outros animais, mas devemos usar nossa consciência a serviço deles.

Devemos assim proteger e evitar que os bichos sejam submetidos a maus tratos ou crueldades. A existência de todas as espécies é essencial para o equilíbrio da cadeia alimentar de um hábitat. São Francisco de Assis chegou a comprar pássaros engaiolados só para os ver voar de novo em liberdade. São Francisco de Assis se tornou o santo dos Italianos, e aos 24 anos renunciou toda a riqueza para se dedicar a “Senhora Pobreza”. Trabalhava no campo, pregava, visitava e consolava os doentes. Por seu amor aos pássaros e dedicação à natureza também é conhecido como o padroeiro dos animais. Morreu a 4 de Outubro de 1226. Dois anos após a sua morte foi santificado. Era um homem sem fronteiras que tem a simpatia de muitos: católicos e não católicos. Quando jovem, Francisco sonhou com as glórias militares. Quando estava pensando em outra aventura militar, sentiu repentina crise de consciência que lhe questionava a validade das ações militares. Retornou a sua cidade natal e, aos poucos foi amadurecendo nele uma radical conversão: Deus o chamava, não às glórias de um militar, nem à ambição do comércio, mas à imitação radical da pobreza, num tempo em que a sociedade estava naufragada no materialismo e ambição. Começou pela prática do amor profundo para com os pobres; fazendo o propósito de nunca lhes negar esmola ou auxílio. Pouco a pouco foi formando em Francisco o desejo de desfazer-se de todas as vaidades do mundo e procurar a solidão, a oração a penitência. Foram 21 anos vividos em total conversão.

De uns anos para cá, temos visto a sociedade se unindo na luta contra a degradação da natureza e dos animais. É mais do que merecido que os seres humanos se conscientizem da importância dos animais para a natureza e vice-versa, que respeitem e preservem estes de forma a melhorar as condições do planeta em que vivemos.

“Não te envergonhe se ás vezes os animais estão mais próximos de ti do que as pessoas. Eles também são teus irmãos”.

Viva São Francisco de Assis, Padroeiro dos animais e das pessoas carentes.

(Oscar Vitorino M. Mendes - Méd. Vet. e Prof. Aposentado da UESB)

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário