terça-feira, 1 de setembro de 2020

VACINAÇÃO CONTRA A RAIVA EM CÃES E GATOS

Oscar Vitorino Moreira Mendes

Com o intuito de contribuir na Campanha de Vacinação contra Raiva em cães e gatos, instituída pelo Município de Jequié, a Associação de Médicos Veterinários de Jequié - AMVEJ apresenta alguns elementos considerados importantes para o sucesso da Campanha.

É importante salientar que a Campanha tem o objetivo de controlar a circulação do vírus da raiva canina e felina e, por consequência, prevenir a raiva humana. Dessa forma, vale enfatizar que a melhor prevenção da doença, é a vacinação. Nesse caso,

“Apenas o poder público municipal ou estadual tem a prerrogativa legal de realizar uma campanha de vacinação. A vacinação feita por “particulares”, só pode ser feita em residências ou clinicas veterinárias, por profissional médico veterinário, conforme estabelece a Resolução CFMV 844/2006”.

PARA QUE A VACINAÇÃO OBTENHA IMUNIZAÇÃO É PRECISO QUE:

O animal esteja na idade correta para iniciar a vacinação, conforme orientação do Méd. Vet.; b) O animal esteja saudável; c) A vacina esteja acondicionada de forma correta, com controle de temperatura e protegida do sol; d) A aplicação deve seguir os princípios de assepsia com seringas descartáveis e limpeza do local da aplicação; e) Os resíduos gerados (frascos, seringas, agulhas e algodão) devem ter destinação correta, conforme as normas da ANVISA; f) O animal deve ser devidamente contido, para não

ser lesado ou causar lesões na hora da aplicação; g) Vacinas mal aplicadas podem causar traumatismos ou lesões nos animais ou mesmo, perder o efeito esperado.

A RAIVA - é uma zoonose aguda e fatal provocada por vírus, caracterizada por sintomatologia nervosa que acomete animais e seres humanos. Transmitida por cão, gato, rato, bovino, equino, suíno, macaco, morcego e animais silvestres, através da mordedura ou lambedura da mucosa ou pele lesionada por animais raivosos. É uma doença pavorosa, que pode levar a óbito se não atendida a tempo, sendo a melhor forma de se proteger contra a doença é vacinando os animais.

Os animais silvestres se constituem em reservatórios primários para a raiva na maior parte do mundo, mas os animais domésticos de estimação são as principais fontes de transmissão para os seres humanos.

A transmissão da raiva ocorre quando o vírus rábico existente na saliva do animal infectado penetra no organismo, através da pele ou de mucosas, por processo de mordedura, arranhadura ou lambedura; a transmissão da raiva ocorre quando o vírus rábico existente na saliva do animal infectado penetra no organismo, através da pele ou de mucosas, por processo de mordedura, arranhadura ou lambedura;

A vacinação em animal só pode ser feita sob a orientação e controle do médico veterinário.

Lembre-se que cães e gatos sem dono sofrem e representam um risco à saúde das pessoas e dos animais de estimação.

MEDIDAS PREVENTIVAS

1. Vacinar cães e gatos contra a raiva todos os anos, conforme orientação do médico veterinário;

2. Evitar contato com animais desconhecidos; 3. Criar apenas os cães e gatos que possamos assegurar higiene, saúde e bem estar.

Vacinar os animais, “é proteger as pessoas em casos de zoonoses (doenças que podem passar do animal para os seres humanos) como a Raiva”.

Méd. Vet. Oscar Vitorino Moreira Mendes

Professor Aposentado da UESB

Secretário da AMVEJ

<oscarvitorino@yahoo.com.br>

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário