terça-feira, 8 de setembro de 2020

SALVE 9 DE SETEMBRO, DIA DO MÉDICO VETERINÁRIO! PARABÉNS AOS RESPONSÁVEIS PELA SAÚDE ANIMAL, HUMANA E AMBIENTAL

 Oscar Vitorino Moreira Mendes


SALVE 9 DE SETEMBRO, DIA DO MÉDICO VETERINÁRIO!

PARABÉNS AOS RESPONSÁVEIS

PELA SAÚDE ANIMAL, HUMANA E AMBIENTAL

Adesivo Para Carro Medicina Veterinária Brasão Curso Animais nas americanas

"A Medicina cura o homem, a Medicina Veterinária cura a humanidade". - Louis Pasteur.

O Dia do Médico Veterinário é comemorado em 9 de setembro porque foi exatamente nessa data, em 1933, que o presidente do Brasil, Getúlio Vargas, assinava o Decreto Lei nº 23.133, que regulariza a profissão e o ensino da medicina veterinária no país. Mesmo sendo oficializados, apenas em 1933, os cursos de formação em veterinária já existiam no Brasil desde 1910. Mas antes de falarmos da sua importância para a humanidade, façamos um pequeno e importante histórico de como, e de quando surgiu a medicina veterinária.

A história da medicina veterinária é estreitamente ligada ao desenvolvimento da medicina humana. O termo Medicina Veterinária, é derivado do latim, significa a “arte da cura dos animais”, enquanto a Medicina Humana é a "arte da cura de humanos". A medicina veterinária é milenar e pode ser compreendida como a arte de visualizar a vida pelos olhos da natureza animal, evoluindo uma visão preventiva, buscando diagnósticos cada vez mais precisos, soluções e tratamentos de doenças dos animais domésticos como também, por consequência, na preservação da saúde de nós humanos.

Não obstante, num passado não muito distante, a medicina veterinária ocupava-se basicamente de tratamento clínico/cirúrgico dos animais domésticos. Sem dúvida, tal fato, conferia certa visibilidade à profissão. Mas, a medicina

veterinária vai muito mais além, sobretudo quando se refere à saúde da humanidade.

Portanto, afirmar que o médico veterinário é um profissional que se dedica, unicamente, à cura de enfermidades de animais de companhia é coisa do passado. É ledo engano imaginar-se que esse profissional tem na essência de suas atribuições tarefas tão restritas, como pensa a grande maioria da população brasileira. As últimas duas décadas podem ser consideradas como um período decisivo para a reestruturação do perfil da maioria das profissões existentes. O advento de novas tecnologias associado às crescentes necessidades de bem estar da população fez com que o mercado de trabalho passasse a exigir cada vez mais habilidades e proficiência daqueles que sonham com um lugar ao sol. Dessa forma, a profissão do médico veterinário teve de se adequar às novas tendências do mercado.

À vista disso, com o propósito de preservar cada vez mais a saúde da humanidade, a medicina veterinária sentiu-se na obrigação de acompanhar todo o processo. Assim, em 1946, a Organização Mundial de Saúde (OMS), conhecendo a necessidade de se conciliar, definitivamente, os inseparáveis preceitos da saúde humana com a saúde dos animais, recomendou a criação de uma seção de saúde veterinária, que foi estabelecida em 1949 - a Saúde Pública Veterinária. Afora isso, desde 1998, a Medicina Veterinária foi incluída entre as profissões responsáveis pela área de saúde, apesar de a sociedade ainda não reconhecer esse seu papel fundamental na promoção da saúde e qualidade de vida humana, assim como a sua participação na promoção da produção sustentável, visando à saúde ambiental. É uma incumbência que ainda temos que avançar muito até alcançar o pleno reconhecimento e valorização por parte da sociedade. Mas o tempo dirá!

A despeito disso, o médico veterinário se incorpora muito facilmente ao grupo de profissionais de saúde por estar habituado a proteger a população contra as enfermidades coletivas. O tipo de formação recebida pelo médico veterinário está em harmonia com o conceito de saúde pública, que considera todos os fatores

que determinam saúde coletiva, sem limitar-se às necessidades do indivíduo (PUETZENREITER et al.2004; DAHER, 2007).

O termo saúde pública veterinária foi utilizado oficialmente pela primeira vez em 1946, durante um encontro que incumbia a OMS de fornecer uma estrutura conceitual e programática para aquelas atividades de saúde pública que envolvem a aplicação do conhecimento em Medicina Veterinária direcionado para a proteção e promoção da saúde humana., e foi assim definida: “A saúde pública veterinária compreende todos os esforços da comunidade que influenciam e são influenciados pela arte e ciência médica veterinária, aplicados à prevenção da doença, proteção da vida, e promoção do bem-estar e eficiência do ser humano”. (WORLD HEALTH ORGANIZATION, 1951).

Nos tempos atuais, a medicina veterinária tem tido participação efetiva no campo da saúde pública, estabelecendo a profilaxia das doenças de animais passíveis de atingir o homem (zoonoses), pondo a salvo a saúde pública, que não é tarefa fácil. Além disso, uma iniciativa de Saúde Única visa promover a cooperação e colaboração entre médicos veterinários e demais profissionais de saúde e meio ambiente para promover a saúde e o bem-estar de todas as espécies animais e vegetais. A união indissociável entre a saúde humana, animal e ambiental torna fundamental uma ação integrada entre as áreas de saúde para prevenir doenças. Essa interdependência é chamada de Saúde Única.

O médico-veterinário é um profissional cujas habilidades o fazem imprescindível em diversas áreas de atuação e em todas elas existe a preocupação com a saúde única: a saúde animal, a saúde humana e a saúde ambiental.

O país é hoje o maior exportador de carne do mundo. Há dois anos era o terceiro. “Hoje uma das maiores restrições no mercado internacional é questão sanitária, e o papel do médico veterinário é extremamente importante na inspeção da qualidade da carne, é ele quem planeja o sistema de defesa sanitária.

Nesta oportunidade, na qualidade de secretário da Associação de Médicos Veterinários de Jequié -AMVEJ, gostaria de congratular-me e agradecer a todos os médicos veterinários do município de Jequié e região, pela dedicação e responsabilidade aplicadas a saúde dos animais e da sociedade. Finalizo, dizendo:

“A vida é valor absoluto. Não existe vida menor ou maior, inferior ou superior. Engana-se quem mata ou subjuga um animal por julgá-lo um ser inferior. Diante da consciência que abriga a essência da vida, o crime é o mesmo.” (Olympia Salete, escritora)

Méd. Vet. e Prof. Aposentado da UESB

Oscar Vitorino Moreira Mendes

Secretário da AMVEJ

 


Um comentário:

  1. Excelente colega Oscar, temos que
    difundir mais ainda esse conceito de medicina única para conhecimento das pessoas com Ciro Gomes que não entendeu a ida de competente colega para o Ministério da Agricultura. Parabéns.
    Vanderlei Almeida Oliveira.

    ResponderExcluir