sábado, 29 de agosto de 2020

REVISTA COTOXÓ - VERSÂO ELETRÔNICA - ANO I - NÙMERO 2 - AGÔSTO DE 2020 - JEQUIÉ - BA





Benur Meira Gondim, o neto do 1º Intendente de Jequié

                                                                              Charles Meira


No sábado (03/08/2013), encontrei com meu amigo José Roberto Santos Silva (Beto da Gráfica) na Praça Rui Barbosa. Na oportunidade, ele me disse que seu sogro Benur, que é neto do Coronel Urbano de Souza Silva Brito Gondim estava na sua residência já há alguns dias visitando a filha Mirtes Maria Meira Silva, que é sua esposa e como era sabedor de que eu gostava de escrever sobre a história de Jequié, convidou-me para conhecê-lo. Fique bastante interessado e marquei a visita para o domingo depois das 11H, quando termina a Escola Dominical da Igreja Batista Sião.  

Como faço todos os domingos, fui com minha mãe para a igreja e depois do culto fomos visitar parentes do meu pai no bairro do Mandacarú e em seguida fomos para a casa de Beto como ficou combinado. Depois de alguns minutos procurando a casa, fui atendido pelo interfone por uma voz feminina, confirmando de que ali era a casa do meu amigo. Com muita alegria fomos recebidos por Beto e seu belo cachorro estimação. Numa casa muito bonita, subimos uma rampa e entramos numa sala onde estava seu sogro sentado no sofá e também sua esposa que chegava sorridente de outro compartimento da casa para nos receber. Depois de abraçar Mirtes e dizer que somente pelo fato de conhecer seu pai estava pela primeira vez na sua residência, fomos apresentados a seu Benur. Carinhosamente fomos abraçados por ele, que já tinha trocado de roupa varias vezes para receber seus parentes. Em seguida, Beto falou que ele tinha ouvido a minha entrevista na rádio e perguntou quem era aquele Meira, citação que foi confirmada com um largo sorriso por seu Benur. Sentamos e eu comecei o bate-papo com o neto do Coronel Gondim. Inicialmente, ele me disse que tinha nascido na cidade de Jequié em 07/04/1919, e era viúvo. Depois falou que morou na fazenda "Umbuzeiro" propriedade de seus pais Tarcilo Meira Castro e Lúcia Angélica Brito Meira em Catingal, distrito de Manoel Vitorino e posteriormente veio morar na fazenda "Jataí", que ficava no Baixão, distrito de Jequié, que pertencia aos pais de sua esposa. Contou também que tinha nove filhos e que atualmente estava morando com três deles em Salvador. Com 94 anos de idade e bastante lúcido, falou de Zezinho dos Laços, outros coronéis e várias pessoas que eu não conhecia.

Foram momentos alegres que passamos na casa de Beto e Mirtes naquela manhã de domingo, onde naquela estiveram reunidos: Benur Meira Gondim, neto do primeiro Intendente de Jequié o Coronel Urbano de Souza Silva Brito Gondim e Maria Letícia da Silva Meira neta do segundo Intendente de Jequié o Coronel José Marques da Silva (Zezinho dos Laços). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário