terça-feira, 2 de junho de 2020

Reunião discute reabertura gradual do comércio em Jequié





Na tarde desta segunda-feira, dia 1, aconteceu uma reunião no salão nobre da Prefeitura de Jequié, entre o Comitê Municipal de Enfrentamento da Covid-19 e membros das entidades representativas do comércio e indústria. Estiveram presentes, na ocasião, o prefeito de Jequié, Sérgio da Gameleira; o secretário de Saúde, Vítor Lavinsky; o secretário de Relações Institucionais e Comunicação Social, Vinícius Oliveira; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Celso Galvão; o procurador Geral do município, Thiago Del Sarto; o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Antônio Trifino Junior, o presidente da Associação Comercial e Industrial de Jequié (ACIJ), Mateus Ribeiro Azevedo e o presidente do Sindicato do Comércio Varejista e dos Feirantes de Jequié, Reinildo Nery da Silva.
O encontro procurou dar espaço ao amplo debate público sobre o enfrentamento ao Coronavírus, através da construção conjunta de uma proposta, para início de um protocolo de flexibilização do isolamento social, com vistas à reativação gradual, segura e criteriosa da economia local, como um meio de garantir os empregos das pessoas, evitar que a crise econômica se aprofunde mais; porém, mantendo todos os cuidados de saúde, seguindo a orientação dos órgãos de saúde.
Esse protocolo de flexibilização pode ser colocado em prática ainda na próxima semana. Outras reuniões, entre os membros do Comitê Municipal de Enfrentamento da Covid-19 e representantes do comércio e da indústria, estão programadas para que essa proposta seja, enfim, formatada. O Decreto Municipal Nº 20.513, publicado nesta segunda-feira, dia 1, buscou garantir, de forma segura, a abertura de alguns setores, liberando algumas atividades, mas mantendo todas as medidas preventivas, com o uso de máscaras, álcool em gel e os itens de segurança e saúde. Mas o Decreto pode ser revogado, a qualquer momento, se a administração municipal, perceber que as pessoas não estão cumprindo com o que se determinou como medidas preventivas.(PMJequié)

Nenhum comentário:

Postar um comentário