quarta-feira, 20 de maio de 2020

Jequié é a primeira cidade da Bahia com 100% dos leitos SUS ocupados por pacientes do Covid-19

Jequié, passou a ocupar a primeira colocação entre os municípios do interior da Bahia, com 100% dos leitos de UTI destinados à Covid-19 ocupados. As pessoas apresentando sintomas da doença na cidade dispõem no sistema público com atendimentos iniciais na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no Centro de Triagem do Hospital São Vicente e os casos mais graves são internados na UTI do Hospital Geral Prado Valadares. Existem situações em pacientes são direcionados para o Hospital Calixto Midlej, em Itabuna e, também para hospitais da rede pública estadual, em Salvador. Na capital baiana, há previsão de colapso no sistema no sistema público de saúde nesta semana. Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), dos 263 leitos de UTI na capital, somando a rede municipal e estadual, 223 estão ocupados. Com esses números, a previsão é de que, na quinta-feira (21), faltem leitos de UTI na rede pública de Salvador.
Em todo o estado, existem 527 leitos de UTI ativos para tratamento da Covid-19 na rede SUS. Desses, 342 estão ocupados, um pouco mais de 64%. Os 10 municípios com maior taxa de ocupação hoje são: Jequié, com 100%; Salvador, com quase 85%; Ilhéus, com mais de 80%; Seabra, na Chapada Diamantina, com 66,67%; Porto Seguro, com 60%; Feira de Santana, com 50%; Juazeiro, também com 50%; Itabuna, com 44,4%; Irecê tem 40%; e Camaçari, na região metropolitana, tem 28,57%.
O secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, explicou o aumento de mais de 2 mil de coronavírus divulgado no boletim desta terça-feira (15), pelo governo do estado. Com esse aumento, o número total de infectados subiu para 11.013 com 326 óbitos em todo estado. Vilas-Boas explica que o salto no número de contaminados na Bahia acontece em razão da unificação dos dados do sistema de registro. A partir de agora, serão considerados casos de Covid-19 não apenas pacientes com teste positivo pelo exame RT-PCR, mas também teste rápido e correlação clínica. (Jequié Repórter)

Nenhum comentário:

Postar um comentário