quinta-feira, 21 de maio de 2020

Decreto Municipal autoriza a reabertura gradual do comércio de Ipiaú e registra 04 novos casos de covid-19.



Foto: Giro Ipiaú

A Prefeitura de Ipiaú divulgou no Diário Oficial do Município, na tarde dessa quinta-feira (21), um novo decreto em que autoriza a reabertura gradual de estabelecimentos comerciais considerados não essenciais, a partir de segunda-feira (25). A decisão foi tomada após reunião com representantes do comércio na última segunda-feira (18) durante vídeo-conferência. Nessa sexta-feira (22), completa exatos 60 dias em que a maioria dos estabelecimentos comerciais do município foi fechada por medidas que visavam frear a disseminação do novo coronavírus.
De acordo com o novo decreto, o comércio está liberado para funcionar de segunda à sexta-feira das 08h às 14h. Aos sábados das 08h às 13h. O decreto proíbe o funcionamento de qualquer estabelecimento comercial aos domingos, inclusive supermercados, mercadinhos, padarias e congêneres. Apenas farmácias, postos de combustíveis e feira livre funcionarão aos domingos. A realização de promoções está proibida.
Em todos os estabelecimentos deverá haver um controle de entrada de pessoas, a ser realizado pelo lojista, de forma a permitir a entrada em número total de pessoas limitado a proporção de 1 a cada 9 metros quadrados. Os estabelecimentos também deverão ter uma pessoa na porta da entrada para borrifar álcool 70% liquido ou em gel, para higienização das mãos de todas as pessoas que entrarem no local.
Conforme o novo decreto, a partir desta sexta-feira (22), o serviço de delivery, proibido durante o último toque de recolher, estará liberado diariamente até às 23h, através de veículos devidamente cadastrados na prefeitura de Ipiaú, mediante uso de colete padronizado com o indicativo “delivery credenciado”.
A partir de 25 de maio está autorizada a funcionar normalmente a feira-livre, inclusive aos domingos, para venda de gêneros alimentícios, vestuários, calçados e produtos diversos. Neste domingo, 24, a feira também funcionará, mas só para feirantes do ramo de alimentos. Veja o decreto na íntegra 
A Prefeitura de Ipiaú, por meio da setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, informou que nesta quinta-feira (21) foram registrados 04 novos casos de covid-19. Dentre as pessoas que testaram positivo, foram identificados 03 adultos jovens e 01 idoso. Segundo a secretaria de Saúde, todos se encontram em bom estado geral e em isolamento domiciliar.
Assim, o município de Ipiaú tem um total de 696 casos registrados como suspeitos para o novo coronavírus, sendo 176 casos confirmados, 110 pessoas recuperados, 194 casos descartados, 59 casos aguardando resultados, 812 pessoas em quarentena, e 05 óbitos. Percebe-se que nos últimos dias vêm caindo o número de casos confirmados de covid-19. Nessa quinta-feira (21), vence o decreto de Toque de Recolher determinado pelo Governo do Estado em Ipiaú. (Giro Ipiaú)

Nenhum comentário:

Postar um comentário