sábado, 11 de abril de 2020

Prefeitura do Rio vai distribuir 1,8 milhão de máscaras à população que precisa sair de casa para trabalhar

Mulher usa máscara em ônibus no Rio  — Foto: Marcos Serra Lima/ G1
A Prefeitura do Rio vai distribuir cerca de 1,8 milhão de máscaras de pano para a população que faz parte dos setores essenciais e precisa sair de casa para trabalhar. A entrega dos equipamentos, que ainda não teve uma data definida para começar, vai ser feita em estações de trem, metrô e BRT. Os EPIs -- sigla para equipamentos de proteção individual -- serão confeccionados por cerca de 600 costureiras. Deste total, 500 virão de 25 comunidades do Rio de Janeiro, como Rocinha, Maré, Vidigal, Alemão e Pavão-Pavãozinho. A iniciativa será implementada através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos.
Como fazer máscaras contra o coronavírus: veja vídeos e dicas. Quem deve usar máscara? Tire dúvidas. “Embora a máscara de tecido não barre 100% a carga de vírus exalada ou inalada no ambiente, ela pode barrar algo entre 60% e 70%. Assim, a carga de vírus depositada em superfícies diminui e, consequentemente, a transmissão do vírus também cai”, explica a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Tia Ju. “Graças ao belíssimo trabalho destas costureiras, conseguiremos disponibilizar este material de forma mais rápida para as pessoas que realmente precisam sair de casa, nossos heróis, que estão atuando bravamente nesta pandemia”, completou. A estimativa é que sejam investidos mais de R$ 4 milhões na iniciativa e os recursos virão do fundo criado para o combate à Covid-19. Outras costureiras que se engajarão no projeto fazem parte de um grupo de artesãs que serão escolhidas pela Secretaria de Cultura. A ideia é que cada costureira entregue 3 mil máscaras por mês. Para isso, elas receberão uma ajuda de custo e todo o material para a confecção das máscaras.
Niterói também distribui máscaras
A mesma iniciativa já está sendo implementada em Niterói, na Região Metropolitana do Rio. Ao todo, a prefeitura vai distribuir 1 milhão de máscaras, com investimento de R$ 2 milhões na compra dos produtos.Os EPIs são feitos de tecidos laváveis e reaproveitáveis. Os equipamentos foram comprados de pequenas e médias confecções da cidade. Na quinta-feira (9), a entrega foi realizada em Icaraí, bairro que tem maior percentual de idosos e um dos que possui maior concentração de casos confirmados. “Desde o último sábado, o Ministério da Saúde alerta que regiões como Rio de Janeiro, Brasília, Ceará e São Paulo entraram na fase descontrolada de expansão de propagação do contágio pelo coronavírus e por isso recomenda à população o uso de máscaras em caso de extrema necessidade de sair às ruas", disse o prefeito Rodrigo Neves. Apesar das medidas que vêm sendo adotadas para evitar a propagação do coronavírus, Neves reitera que a principal recomendação dos órgãos de saúde continua valendo: "Volto a repetir que é necessário que cada pessoa faça a sua parte e fique em casa”, disse o prefeito. (G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário