quinta-feira, 16 de abril de 2020

Comunidade escolar em Jaguaquara confecciona máscaras de proteção para instituições e pessoas da cidade

A comunidade escolar do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) em Alimentos e Recursos Naturais Pio XII, localizado em Jaguaquara, está confeccionando máscaras de proteção para serem distribuídas gratuitamente para órgãos, instituições e trabalhadores, como a Secretaria Municipal de Saúde, lar de idosos, garis, feirantes e mototaxistas, além da população carente. A iniciativa beneficente visa a prevenção e o combate à pandemia do Coronavírus (COVID-19) que está afetando todo o mundo. Até o momento, já foram doadas 300 máscaras e outras estão em fase de confecção e embalagem.
Segundo a diretora do CEEP, Samara Macêdo – que teve a ideia da ação e fez a mobilização pelo WhatsApp -, devido ao isolamento social, a produção das máscaras está acontecendo em locais separados, como a própria unidade escolar e as casas dos membros da equipe, como professores, funcionários, voluntários, costureiras e até estudantes. As máscaras são costuradas utilizando materiais a exemplo de Tricoline,TNT, elástico e linha.
“Entendi que devíamos ajudar de alguma forma e esta foi a maneira encontrada, o que já é muito significativo, já que esta é mais uma barreira para o combate ao vírus. A princípio, a intenção era produzirmos mil máscaras. No entanto, esse número será maior, porque conseguimos recursos, junto a Secretaria da Educação do Estado, para comprar mais material e, também, convidamos mais pessoas para ajudar na mão de obra”, disse, entusiasmada, a gestora, que também contou com a colaboração da vice-diretora, Vanusa Coelho.
Francielen Almeida,16, 3° ano do Ensino Médio, fez questão de abraçar a causa. “A iniciativa tomada pela nossa diretora Sâmara vai ajudar muito a nossa sociedade, pois estamos tendo dificuldade para encontrar máscaras na região e precisamos desse item para nos proteger. Estou muito feliz e orgulhosa em poder fazer parte desta iniciativa da escola”, afirmou a estudante, que ajudou no empacotamento das máscaras.
A professora de Física, Juliana de Santana, que também está envolvida na produção, acredita que a confecção e doação das máscaras leva uma mensagem de solidariedade para a comunidade. “Tudo está acontecendo movido pela importância com o outro. É preciso conscientizar a nossa população do cuidado que temos que ter uns com os outros e que essa fase do afastamento social vai passar. É importante lembrar que o uso das máscaras ajuda a diminuir a possibilidade de contrair o vírus e que é preciso seguir, também, outras medidas preventivas, como o uso do álcool 70% e a lavagem das mãos, entre outras medidas de higienização”, destacou.
Suspensão das aulas –
Em função da situação de emergência de Saúde Pública provocada pelo Coronavírus, as aulas foram suspensas em toda a Bahia por 30 (trinta) dias, conforme decretos nº 19.529/2020, de 16 de março de 2020, e nº 19.542/2020, de 18 de março de 2020, do Governo do Estado. A reposição das aulas será realizada na rede estadual de ensino. (Itiruço Online)

Nenhum comentário:

Postar um comentário