quinta-feira, 16 de abril de 2020

Mudanças no funcionamento das Unidades Básicas de Saúde e Centros de Saúde do município


A Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Saúde, informa que os Centros de Saúde Almerinda Lomanto, no bairro Joaquim Romão, Sebastião Azevedo, bairro Mandacaru, Julia Magalhães, no Jequiezinho e o Centro de Saúde Jequié, no bairro Campo do América passaram a funcionar das 7h às 19h, incluindo feriados e finais de semana. Já as Unidades de Saúde da Família passam a funcionar em regime de turnão, das 8 às 14h, de segunda a sexta-feira.
A finalidade da extensão do horário de funcionamento dos Centros de Saúde, bem como a abertura aos finais de semana, é acolher a população de modo a evitar a superlotação das unidades de urgência, dando suporte aos quadros clínicos de menor gravidade vindas à Atenção Primária, por demanda espontânea, não necessariamente suspeitos de coronavírus.
Os casos leves, suspeitos de coronavírus, por recomendação do Ministério da Saúde (MS) e da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB), devem permanecer em casa e acionar o Disque Covid Jequié, através dos telefones (73) 98866 2779 3 (73) 98866 2164.
A Secretaria Municipal de Saúde ressalta que as Unidades Básicas de Saúde e Centros de Saúde não devem ser vistas como centro de referência ou retaguarda para o coronavírus. O Governo do Estado aparelhou o Hospital São Vicente para ser o centro de triagem e atendimento para Covid de Jequié. Contudo, caso chegue algum usuário do SUS com sintomas respiratórios, todos os cuidados devem ser tomados para preservação da sua saúde, e dos membros da equipe, garantindo ao usuário a orientação sobre isolamento ou distanciamento social e o encaminhamento para o serviço de triagem especializado, de acordo com a gravidade do caso clínico. (PMJequié)

Nenhum comentário:

Postar um comentário