domingo, 12 de abril de 2020

A CRÔNICA DA CIDADE: SENSAÇÃO É QUE PARCELA DOS JEQUIEENSES NÃO LEVA OS RISCOS DA COVID-19 A SÉRIO

Souza Andrade



Em Jequié, a sensação é que parcela importante da população esqueceu-se dos riscos do novo coronavírus ou subestima à doença, portanto, não levando o grave e sério problema a sério. A percepção é por conta da grande circulação de pessoas nas ruas sem proteção. O uso de máscaras, o saudável hábito de lavar as mãos corretamente e o distanciamento social são obrigatórios na prevenção da Covid-19. Porém, a desmobilização ora observada na cidade representa uma grande ameaça à expansão do número de casos positivos conforme enfatiza a comunidade cientifica baseada em experiências anteriores.        
Desta segunda-feira, dia 13, em diante, de acordo com o Art. 06 do último decreto municipal, assinado prefeito Sérgio da Gameleira, em todos os estabelecimentos em funcionamento na cidade de Jequié, somente será permitido a entrada e permanência dos clientes e funcionários que estiverem usando máscaras, não havendo exigência de que estas sejam industrializadas ou artesanais, sob pena de notificação prévia e posterior fechamento imediato do estabelecimento que flexibilizar o impeditivo determinado.
Outra informação relevante que vale destacar é que, de acordo com a determinação do Município, os estabelecimentos estão sujeitos a fechamento caso gerem aglomerações por negligência ou sejam reincidentes na promoção de aglomerações decorrentes de sua atividade.
A reabertura do comércio tem importância crucial, considerando a necessária de sobrevivências das empresas. Contudo, esse esforço somente valerá mesmo a pena se cercado de cuidados, a começar pelos colaboradores, que devem receber o devido tratamento dos seus empregadores. Os cobiçados clientes, razão de ser de todo empreendimento, mais do que nunca, são merecedores de um zelo ainda maior, devendo receber, inclusive, orientações de como se comportar diante de dessa situação, sendo informados que o coronavírus adora contato humano e, se nada for feito agora, lá na frente, e não deve demorar muito, a conta vai chegar. (Souza Andrade – jornalista e radialista – 12 de abril de 2020. (Jequié e Região)

Nenhum comentário:

Postar um comentário