sábado, 28 de março de 2020

Secretário de Saúde teme expansão do vírus em Jequié: “ me sinto de mãos atadas, poderemos ter centenas de mortes”


O Ministério da Saúde admite a falta de testes para confirmação do coronavírus no Brasil, e laboratórios de análise diagnóstica estão racionando os exames. A demora na entrega dos resultados dos testes para novo coronavírus está, segundo secretários municipais de saúde, prejudicando o trabalho de controle do avanço da doença nas cidades do Brasil. O número de casos suspeitos sob análise pelo Lacen Bahia vem se acumulando ao longo dos últimos dias.
O município de Jequié, no sudoeste baiano registrou nesta sexta-feira dia 27 de março, 42 casos notificados, desses 17 já foram descartados e 24 suspeitos seguem em investigação. Um caso foi confirmado positivo para coronavírus, até o momento.
Para o secretário de Saúde, Vitor Lavinsky, a falta de investimento por parte dos governos estadual e federal. “Enquanto gestor de saúde me sinto de mãos atadas, não temos teste disponíveis para toda nossa população. Os testes são enviados pelo Ministério da saúde e não estão mandando para todos, apenas pra casos graves, como isso números estão sendo maquiados”. Lavinsky teme que a falta de consciência, colaboração e estrutura propaguem o vírus, e provoque a morte de aproximadamente 1500 pessoas em Jequié, caso medidas não sejam tomadas.
O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, ressaltou que uma vacina para coronavírus ainda deve demorar “pelo menos 18 meses”, apesar dos testes em andamento. O comando da OMS informou que pacientes de Espanha e Noruega estão envolvidos em experimentos. (Marcos Cangussu)

Nenhum comentário:

Postar um comentário