segunda-feira, 30 de março de 2020

Coronavírus: Após apelo de lojistas, prefeitos do Vale do Jiquiriçá vão flexibilizar o comércio

Presidente do Consórcio do Vale, Zeca Braga, em videoconferência
Os prefeitos que integram o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Vale do Jiquiriçá – Convale, voltaram a se reunir virtualmente, neste domingo (29), tendo discutido ações e medidas adotas pelas respectivas cidades de enfrentamento ao coronavírus.
Ainda sem caso confirmado no território, mas com alguns suspeitos e acompanhando o registro de casos confirmados numa região próxima, como em Jequié e Ipiaú, no Médio Rio de Contas,  os gestores do Vale demonstram preocupação e são tomados pela perplexidade diante do cenário inusitado que é vivenciado pelos munícipes, com isolamento social.
O comércio nos municípios está fechado desde a última semana, com decretos dos prefeitos que impõem regras. Neste domingo, já por volta da meia-noite, depois de muitas discussões, conforme apurou o Blog Marcos Frahm, os mandatários, que dialogaram com o presidente da entidade e prefeito de Planaltino, Zeca Braga, decidiram pela flexibilização dos decretos, permitindo a reabertura gradual dos estabelecimentos, inclusive os que são responsáveis pela venda de produtos essenciais a população, e outros permanecerão fechados.
Em Jaguaquara, cidade mais populosa da região, por exemplo, as pessoas irão conhecer nesta segunda-feira o teor do decreto que será assinado pelo prefeito, que teria autorizado o fechamento do comércio por meio do decreto 047, datado de 21 de março.
O Executivo de Jaguaquara recebeu documento assinado por membros da Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL sinalizando que, através de pesquisa, a maioria dos associados é favorável a reabertura, com o argumento foi de que há muitos prejuízos com as portas fechadas.
Segundo o presidente do Convale, Braga, cada gestor tomará decisão com decretos que trarão especificações diferentes, atendendo as necessidades de acordo com as características do setor comercial de cada cidade, mas terá que manter medidas de prevenção ao Covid-19. Participaram do encontro virtual, além de Jaguaquara e Planaltino, os prefeitos de: Maracás, Amargosa, Mutuípe, Cravolândia, Santa Inês, Brejões, Itaquara, Irajuba, São Miguel das Matas, Ubaíra e Elísio Medrado. *Nota original do BMFrahm (Marcos Frahm)

Nenhum comentário:

Postar um comentário