sexta-feira, 6 de março de 2020

Bombeiros atuam no combate a incêndio florestal na região do Cajueiro, no município de Jequié

Mesmo com a ação, grande área foi devorada pelas chamas
O Corpo de Bombeiros de Jequié foi acionado para o combate a um incêndio florestal na região do Cajueiro, zona da Mata Atlântica. A ação ocorreu nesta quinta-feira (5). A atuação da equipe foi providencial, ainda assim grande área foi devorada pelas chamas. Ainda não se tem conhecimento das causas das queimadas, conforme publicação do site Jequié e Região.
Incêndios florestais são comuns nessa época do ano em Jequié, especialmente nesta região. Os combatentes e voluntários encontram dificuldades de controlar a situação, pois o fogo costuma se alastrar rapidamente em virtude dos ventos e das altas temperaturas.
A região do Cajueiro é um dos cenários mais belos do município e dona de uma biodiversidade incrível. Trata-se de uma área grande produtora de água de qualidade com várias nascentes que abastece a Barragem do Criciúma, responsável pelo fornecimento de água potável para a cidade de Jequié, além de sua importância para a produção de alimentos.
A região precisa ser conservada, a partir da conscientização de produtores, trabalhadores, poderes públicos e população em geral, e além do desenvolvimento de projetos visando a sua revitalização, a exemplo do reflorestamento de toda a área. (Marcos Frahm)

Nenhum comentário:

Postar um comentário