terça-feira, 4 de fevereiro de 2020

Hospital Santa Helena realiza primeira cirurgia endoscópica da coluna em Jequié


Hospital Santa Helena realiza primeira cirurgia endoscópica da coluna em Jequié

O Hospital Santa Helena registrou mais um importante avanço com a realização da primeira cirurgia de coluna em Jequié.
A intervenção foi realizada pela equipe cirúrgica composta pelo Dr. Silvério Calaça (Neurocirurgia); Dr. Tiago Argolo (Ortopedia); Dr. Hugo Santos (Anestesiologia); Dra. Tainã Versiani (Anestesiologia); Enf. Thaís de Queiroz e Enf. Simeia Reis.
CASO MÉDICO
A cirurgia endoscópica da coluna foi realizada em um paciente de 32 anos diagnosticado com uma lombociatalgia, que consiste no estreitamento do canal vertebral da região lombar. Ele apresentava dores lombares com irradiação para o membro inferior esquerdo, que pioraram ao longo do tempo.
Foi solicitada uma ressonância, na qual foi constatada uma hérnia de disco L5-S1. Após uma avaliação exaustiva do paciente e a realização de exames complementares, a equipe optou por uma cirurgia endoscópica da coluna.
PROCEDIMENTO CIRÚRGICO
A cirurgia endoscópica da coluna é minimamente invasiva e consiste na utilização de um aparelho endoscópico que possui, em uma de suas extremidades, uma microcâmera cuja imagem ampliada é acompanhada através de um monitor.
Esse procedimento requer, em alguns casos, anestesia local e sedação leve, permitindo que o paciente possa acompanhar a cirurgia.
O aparelho é introduzido no local a ser tratado através de uma incisão de menos de 1 cm na pele. Com o endoscópio, é possível ter acesso às diferentes estruturas, o que facilitou a retirada da hérnia que causava compressão no paciente.
Além do uso para o tratamento de hérnia, o procedimento cirúrgico pode ser adotado também no tratamento de canal estreito, na coluna lombar e cervical.
RECUPERAÇÃO
O paciente teve alta em menos de 12 horas após a cirurgia e evoluiu de forma favorável. Por ser um paciente jovem, a escolha por esse tipo de cirurgia é mais benéfica, uma vez que há menor lesão tecidual.
A escolha por procedimentos minimamente invasivos permite reduzir o tempo de internamento do paciente (período em que é necessário ficar de repouso no pós-operatório), de forma que ele tem a possibilidade de retornar mais rápido para suas atividades normais, quando comparado à cirurgia convencional.
O investimento em tecnologia tem possibilitado mais soluções em saúde, o que evidencia o pioneirismo do Hospital Santa Helena quando se trata de oferecer novos e eficazes tratamentos e procedimentos cirúrgicos para a população de Jequié e região. (Fonte: HSH)


Nenhum comentário:

Postar um comentário